A Via Sacra, revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na terra, há oito anos é encenada em um bonito espetáculo realizado em Teresópolis. O evento realizado aqui ficou conhecido como uma das mais famosas representações dessa parte da história na Região Serrana do Rio de Janeiro. Tanto que em 2019 a encenação registrou um público de mais de dois mil espectadores no Sítio São José, no bairro de Quebra Frascos. Após um jejum de dois anos em função da pandemia, o ano de 2022 traz novidades ao espetáculo que será realizado na Praça da Matriz de Santa Tereza, na Várzea, a partir desta quinta-feira, 14. Também serão realizadas apresentações na sexta, 15, e sábado, 16.
O projeto foi criado com o intuito de incentivar a cultura e evangelizar através da história da Paixão de Cristo, em uma produção grandiosa que integra a classe artística e religiosa da cidade. Neste ano o evento será realizado na Praça de Santa Tereza – no centro histórico de Teresópolis. Serão três apresentações onde mais de 70 atores e figurantes darão vida ao espetáculo, proporcionando ao público momentos de reflexão e emoção em um cenário vivo com sete palcos, 50 metros de passarela e arquibancada para um público de mil pessoas por apresentação. “Nosso principal objetivo é preparar o coração das pessoas para viver o mistério da Semana Santa, fortalecendo e estruturando a mensagem bíblica de acordo com as escrituras sagradas, onde o público será convidado a percorrer o caminho sagrado junto com os atores em um cenário ‘vivo’, começando com a entrada de Jesus em Jerusalém, Sua condenação e morte na Cruz e, finalmente, sua Ressurreição”, destaca a organização do espetáculo, patrocinado pelo Instituto Saber com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Teresópolis, e Paróquia de Santa Tereza.
O Instituto Saber é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em 2010, oferecendo cursos totalmente gratuitos para crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência, com a finalidade educacional, esportiva e cultural. “Nossas premissas são: Mobilizar pessoas para causas sociais, Humanizar relações, Ampliar o impacto social e Transformar vidas”, destaco Instituto.
Apresentações
14/04 /22 – (Quinta-feira). Horário: 18h.
15/04/22 – (Sexta-feira Santa). Horário: 18h.
16/04/22 – (Sábado de Aleluia). Horário: 21h.
Local de Encenação: Praça Baltazar da Silveira (Praça de Santa Tereza)
Ficha Técnica
Produção Executiva: Pâmela Canabal. Adaptação Roteiro: “Via Sacra do amor”, Pe Roque Schneider. Direção: Jonathan Marques. Supervisão Geral: Cléo Rodrigues. Supervisão Cenográfica: Renato Pimentel e Inês Rezende. Figurino: Ateliê Avesso do pano, Ateliê Menina Mulher e Asi Artes. Adereço(s) e Acessório(s): Jonathan Marques e Cléo Rodrigues. Luz e Sonoplastia: Thais Pereira Coreografias e Maquiagem : Pietra Mello
Elenco convidado
Guilherme Duarte, Marcelo Pellegrino, Guto Paim, Adriano Ramires, Emiliano Bahia, Brian Iagnashy, Diani Bianchi, Paloma Gregório, Leilson Felicio, Robson Mello e Arthur Esteves dentre outros.
Elenco de apoio e figuração
Ex-alunos do Instituto Saber, Participantes da Paróquia de Santa Tereza e membros de grupos de teatro local.
Divulgação Instituto Saber
A Via Sacra, revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na terra, há oito anos é encenada em um bonito espetáculo em Teresópolis