Nina Benedito @tesourosdaserra
E o Tesouros da Serra segue acompanhando os municípios que compõe a Serra Verde Imperial, e que vêm se destacando no que se refere ao Turismo e todos os seguimentos que o envolvem. A região da Serra Verde Imperial, conhecida por suas belezas naturais e riqueza cultural, é uma das regiões que possui um importante reconhecimento do Ministério do Turismo. Os municípios da região foram oficialmente renovados no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para a identificação e desenvolvimento de áreas com vocação turística no país. O Mapa do Turismo Brasileiro é uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa identificar municípios com potencial turístico, agrupando-os por região para uma melhor aplicação de recursos federais e desenvolvimento de políticas públicas. A ferramenta é constantemente atualizada para garantir a eficácia das ações ministeriais, focando em áreas que realmente possuem potencial para o desenvolvimento do setor.
Para serem incluídos no mapa, os municípios da Serra Verde Imperial precisaram
demonstrar uma vocação turística evidente ou serem significativamente impactados pelo setor de viagens. Além disso, era necessário que possuíssem um órgão responsável pelo turismo e um orçamento definido para investimentos no setor. Esses critérios garantem que os recursos sejam direcionados de forma eficaz e que as ações do Ministério do Turismo sejam implementadas em regiões que realmente podem se beneficiar delas.
A aplicação dos recursos federais
A permanência, já há anos seguidos, no Mapa do Turismo Brasileiro não é apenas um reconhecimento, mas também uma oportunidade. Com a certificação, os municípios da Serra Verde Imperial tem a prioridade na aplicação de recursos federais destinados ao turismo. Isso pode significar melhorias em infraestrutura, capacitação profissional e desenvolvimento de políticas públicas que promovam ainda mais o turismo local.
Geração de emprego e renda
Toda a diretoria da Instância de Governança Regional da Serra Verde Imperial, composta por entes públicos e privados, trabalha arduamente para o crescimento e valorização dos cinco municípios (Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis) de forma consistente e unida visando gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável pelo turismo.
O principal objetivo do Mapa do Turismo Brasileiro é, de fato, identificar os municípios com real vocação turística, agrupando-os por regiões com características similares ou complementares. Essa estratégia facilita a identificação de áreas com potencial a ser explorado, garantindo que as ações ministeriais cheguem às regiões certas. Além disso, a ferramenta busca garantir que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente, promovendo o desenvolvimento econômico e social das regiões contempladas.
A renovação da certificação
Para a Serra Verde Imperial, a renovação da certificação pelo Ministério do Turismo que vem sendo mantida ano após ano representa um grande passo no desenvolvimento de seu potencial turístico. Com paisagens deslumbrantes, um clima ameno e uma rica herança cultural, a região tem tudo para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro é um reconhecimento desse potencial e uma oportunidade para que a região se desenvolva ainda mais, atraindo turistas e investimentos.
A partir de agora, os municípios da Serra Verde Imperial poderão contar com o apoio do Governo Federal e também na esfera Estadual com o apoio da Setur e Turisrio que acompanham e apoiam este processo visando implementar melhorias e desenvolver ainda mais o turismo local. Isso trará benefícios não apenas para os turistas, que encontrarão uma infraestrutura melhor e atrações mais bem cuidadas, mas também para a população local, que poderá desfrutar de um desenvolvimento econômico mais robusto e sustentável.
Siga @tesourosdaserra.rj nas redes sociais, no site www.tesourosdaserra.com.br, no canal do YouTube Tesouros da Serra e na programação da Diário TV.