Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Servidores da Educação aderem greve em Teresópolis

Categoria também cobra recebimento do pagamento de dezembro e 13º salário

André Oliveira

Funcionários das equipes de apoio que atuam junto à Secretaria de Educação de Teresópolis, a exemplo dos servidores de outras pastas municipais, também estão com os salários em atraso. Por conta disso a categoria resolveu aderir à greve dos servidores municipais até que sejam quitados o salário de dezembro e o 13º de 2017, que ainda não foi pago. Por outro lado, enquanto servidores se mobilizam, a Prefeitura anunciou através da sua Assessoria de Comunicação que os salários de dezembro de todos os servidores serão depositados integralmente nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro.

Os servidores da Educação – excetuando-se os professores, cujos salários estariam em dia por conta das verbas específicas do Fundeb – participaram de assembleia extraordinária nesta terça-feira, 30, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresópolis – SindPMT. Na pauta, orientações sobre a possibilidade de aderir ao movimento grevista que foi deflagrado em outubro de 2017.

Adesão da Educação

“Foi uma assembleia específica para os servidores da Educação. No dia 6 de outubro do ano passado foi decidida a greve geral e alguns funcionários da Educação aderiram, entre professores e agentes de creche. Eles participaram das manifestações e tudo mais”, detalha Andrea Pacheco, presidente do SindPMT. “Se a gente recordar, os profissionais de educação, excluindo o magistério, ficaram sem salários de novembro, dezembro e o 13º. Eles decidiram que iriam aderir e pediram uma assembleia em 22 de novembro para conhecer os passos a serem tomados. Ficou decidido que, se os salários não fossem colocados em dia, eles não retornariam. A volta deles está prevista para o início de fevereiro e por isso foi feita essa assembleia. Eles decidiram pela adesão dos agentes de creche, motoristas e demais profissionais, caso os salários de dezembro e o 13º não sejam quitados”, adverte. 
De acordo com Andrea, uma parcela dos salários dos professores foi depositada na noite da assembleia, adiantando parte dos vencimentos relativos a janeiro. “Eles receberam parte dos salários e das férias, já que a Educação tem férias coletivas em janeiro. Isso é chato, falta isonomia. Temos funcionários com até seis anos sem férias. Eles não estão garantindo os direitos dos servidores e já fizemos denúncias”, revela.

Nova Assembleia

Os servidores do município terão uma nova assembleia na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, quando a situação será novamente analisada pela categoria. “O que o servidor quer é voltar a trabalhar. Mais do que isso, quer voltar a receber seus salários em dia. Passar o ano inteiro recebendo salários com até três meses de atraso é muito dolorido. Nós tivemos uma campanha de arrecadação de cestas básicas para que o servidor tivesse o que comer no Natal, foi muito difícil”, reconhece.
A representante dos servidores lembra que além dos atrasados, a categoria cobra também o reajuste previsto pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários em vigor. “O magistério, por exemplo, tem uma defasagem de 25,81% em seus salários. São dois anos, 2016 e 2017 do mais completo desrespeito aos benefícios do professor, do fez concurso sabendo que a lei garantiria vale alimentação e plano de saúde. Temos decisões judiciais a esse respeito. Então, tudo isso está em pauta. O que não admitimos é professor ganhando menos do que um salário mínimo. É a classe que precisa ser respeitada. O município que não cuida do professor, da Educação, quer um povo analfabeto. Hoje o governo Tricano não respeita o professor, o servidor da Educação e consequentemente, não respeita pais e alunos”, lamenta. 

Comissão de servidores

Outro ponto destacado pela presidente do SindPMT foi a declaração do prefeito Mario Tricano em entrevista concedida no dia 15 de janeiro em seu gabinete. O chefe do Executivo reclamou da dificuldade em negociar com o Sindicato e acenou para a iniciativa de criar uma comissão de servidores, representantes de diversas secretarias, para negociar com ele os interesses da categoria. 

“Isso não existe. A hora que ele fizer isso o Sindicato entra com Mandato de Segurança. Quem representa a categoria é o SindPMT e não outro sindicato ou comissão. Nossa representação é legal, temos CNPJ. Temos carta do Ministério do Trabalho desde 1991. Não chegamos agora, somos um sindicato de muita luta e ele não pode fazer isso. Ele esquece o que é democracia. Nas duas reuniões que tivemos com ele não houve nenhuma proposta de negociação, mas sim a tentativa de imposições. A categoria disse não. O [vice-prefeito] Sandro Dias assumiu e nós encaminhamos cinco oficiais pedindo uma mesa de negociação. Em nenhum momento fomos recebidos. Nós não resolvemos nada, quem decide é o servidor em assembleia. A democracia passa pela negociação, cada lado cedendo um pouco, até que se alcance um denominador comum.”, adverte a sindicalista. 

Por fim, de acordo com Andrea Pacheco, a alegação do momento de crise alardeado pela prefeitura não se comprova nas nomeações. “Quando dizem que tem crise, nós entendemos. Porém, as nomeações não param. Basta ver o Diário Oficial e todos os dias acontecem nomeações de cargos de confiança. Com isso, não existe em crise. Quem atravessa dificuldades diminui secretarias e cargos, como vemos nos municípios vizinhos. Então, apesar da intransigência dele, o sindicato vai continuar insistindo no caminho da conversa e da negociação, nunca vamos admitir a imposição”, finaliza. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE