Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SINE oferece número recorde de vagas de emprego em Teresópolis

Programa de fortalecimento econômico do município oferece oportunidades para trabalhadores em variadas áreas de atuação

Luiz Bandeira

O Programa Emprega Terê, do governo municipal, está oferecendo, através do Sistema Nacional de Empregos (SINE), 637 oportunidades de contratação. A captação e divulgação destas oportunidades são ações do “Pra Cima Terê” um programa de fortalecimento econômico e geração de empregos do município. Nesta quarta-feira, 31, o jornal O Diário e Diário TV, esteve na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para conversar com o secretário Lucas Guimarães sobre o número recorde de vagas de empregos oferecidas por na cidade. Segundo Lucas, os programas municipais tem a missão não só de aproximar o trabalhador do empregador, observando essas oportunidades que estão surgindo no município, mas também de formação e de qualificação dos candidatos às vagas de emprego: “Hoje, Teresópolis tem um número recorde de vagas oferecidas dentro do Sistema Nacional de Empregos, o famoso SINE, que nós executamos aqui no município junto com o governo do estado e são vagas para trabalhadores com experiência, sem experiência, pessoas com deficiência e também vagas para pessoas com mais de 50 anos, então hoje a gente tem uma divulgação bem interessante e um espaço que está aqui pra atender o trabalhador”, detalha Lucas Guimarães.


Nesse momento de retomada da economia, muitas entidades empresariais e da sociedade civil se aliaram ao Gabinete de Crise da Prefeitura na conciliação das oportunidades de trabalho aos profissionais que aguardam uma contratação. O Teresópolis Convention, a ACIAT, a CDL, o Sincomércio, a Firjan, o Sindicato Rural e o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, além do Polo Gastronômico da cidade recorrem ao SINE e centralizam as demandas por profissionais neste sistema. “O que nós fazemos aqui é um trabalho de captação de vagas com as empresas e aí nós temos essas associações comerciais, as instituições que apoiam essa iniciativa de atrair as empresas e, quando a gente conversa com o empresário, a gente pergunta o perfil: muitas vezes o perfil vai ser se ele possui experiência ou não, se ele tem experiência com carteira assinada ou experiência até mesmo sem carteira assinada e a escolaridade. E quando o trabalhador chega aqui ele vai falar ‘eu quero essa vaga’, ‘me identifiquei com aquele tipo de atividade’ e a gente faz um ‘match’, um cruzamento entre o perfil de um e outro e esse trabalhador vai para esse ambiente de entrevista com as empresas com uma carta de encaminhamento aqui da prefeitura”, explica o secretário.
Algumas vezes, o SINE apresenta ofertas de vagas repetidamente por muitos dias. O secretário de trabalho, emprego e economia solidária explica por que isso acontece: “Seguidamente a mesma ocupação aparece, por exemplo, um garçom, toda semana tem vaga de garçom, não quer dizer que seja da mesma empresa, então é importante o trabalhador que está buscando uma oportunidade olhar ‘opa! Eu fui lá fiz uma entrevista não deu certo’, mas daqui a dez dias possivelmente aquela vaga vai ser de outra empresa, então é importante ele vir aqui novamente”, analisa Lucas.
Quem está na batalha por novas oportunidades precisa ficar atento às ofertas, indica Lucas Guimarães: “O trabalhador, aquele que está buscando uma oportunidade, ele sempre tem que estar buscando o SINE ou a Casa do Trabalhador, no Bairro de São Pedro, pra deixar o currículo dele atualizado”.
O atendimento presencial é realizado no Sine Teresópolis, no 1º piso da Prefeitura de Teresópolis (Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea), e também na Casa do Trabalhador (Rua Luiz Noguet Júnior, 100, no bairro de São Pedro), de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h às 17h. Os candidatos devem ter em mãos a sua identidade, CPF, número do PIS (se não tiver o cadastro é gerado na hora) e a Carteira de Trabalho (se não possuir, é possível solicitar pelo Portal Emprega Terê). Serão cadastradas experiências anteriores, qualificação profissional e áreas de interesse. Para ter acesso às vagas, os interessados devem cadastrar o seu currículo no portal < www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador >.

Edição 02/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu os 74 anos o empresário José Carlos da Papelaria Globo

Mutirão de inscrições do Pré-vestibular Social em Teresópolis

Capela mais antiga de Teresópolis ganha rota cultural

É preciso quitar todas as dívidas do veículo para obter o CRLV 2024

Fla bate Madureira no Maracanã por 3 a 0 e conquista Taça Guanabara

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE