Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Soluções para a mobilidade urbana de Teresópolis

Evento na Feso trará especialistas de cidades brasileiras e terá apoio da Coppe/UFRJ

Nesta quinta-feira, 26, ocorre no auditório Tribunal do Juri, no 6º andar da Feso, das 9h às 13h, o 1º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, reunindo especialistas e convidados de diversas partes do Brasil, além de gestores públicos e privados, para a troca de experiências e o debate de propostas para o transporte e a mobilidade do município e a apresentação dos resultados da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus 2024, realizada pelo WRI Brasil com os passageiros do transporte coletivo em Teresópolis, que será ponto especial de análise dos especialistas.

Na programação estão previstos painéis como a Importância da Qualidade no Sistema de Transporte Público, com o analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil, Henrique Cabral, e o Panorama Atual do Transporte Coletivo no Brasil, apresentado pelo diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Francisco Christovam.

Os desafios e as soluções de outras cidades também estarão na pauta do fórum com os painéis Transporte Público por Ônibus no Município do Rio de Janeiro: da Pandemia ao Subsídio, onde a gerente de Gestão de Mobilidade Urbana do Rio Ônibus, Paula Leopoldino, vai falar sobre o processo de reestruturação do sistema na capital após a crise sanitária, e o Transporte Público na Grande Vitória, com o subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Espírito Santo, Léo Carlos Cruz, que vai trazer a visão do gestor público e das práticas bem sucedidas na capital capixaba.

No dia serão apresentados os resultados da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus 2024, realizada pelo WRI Brasil com os passageiros do transporte coletivo do município, que será ponto especial de análise dos especialistas. Foto: Marcello Medeiros/O Diário

Além disso, uma mesa redonda sobre como melhorar e qualificar o transporte público de Teresópolis, com a mediação do professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transporte da Coppe/UFRJ, Glaydston Mattos Ribeiro, contará com a participação dos quatro painelistas e da diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral. As inscrições para participar do fórum estão abertas pelo link: bit.ly/3TiISag

Organização

O fórum é promovido pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), com o apoio da Viação Dedo de Deus, do Giro da Mobilidade e do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Também são apoiadores o Sincomércio Teresópolis, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), a Feso e o Grupo Diário.

O fórum é promovido pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), com o apoio da Viação Dedo de Deus, do Giro da Mobilidade e do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Foto: Marcello Medeiros/O Diário

PROGRAMAÇÃO

9h30 às 9h45 – Abertura
9h45 às 10h25 – “A importância da qualidade no sistema de transporte público”. Apresentação dos resultados da Pesquisa QualiÔnibus em Teresópolis – Henrique Cabral, analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil.
10h25 às 10h55 – “O panorama atual do transporte público no Brasil” -Francisco Christovam, diretor executivo da NTU.
10h55 às 11h25 – “O transporte público por ônibus no município do Rio de Janeiro: da pandemia ao subsídio” – Paula Leopoldino, gerente de Gestão da Mobilidade Urbana do Rio Ônibus.
11h25 às 11h55 – “O transporte público na Grande Vitória” – Léo Carlos Cruz, subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo.

11h55 às 12h50 – “Mesa Redonda – Como melhorar e qualificar o transporte público de Teresópolis: propostas e soluções”.

DEBATEDORES

Henrique Cabral, analista de Mobilidade Urbana do WRI; Francisco Christovam, diretor executivo da NTU; Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Semove; Paula Leopoldino, gerente de Gestão da Mobilidade Urbana do Rio Ônibus; Léo Carlos Cruz, subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo; Moderação: Glaydston Mattos Ribeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e diretor executivo da Fundação Coppetec

Edição 27/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Para 74% dos passageiros, ônibus enfrenta muito congestionamento em Teresópolis

Preso homem suspeito de ser o mandante de várias mortes na zona rural de Teresópolis

Deputado promete creche em troca de voto para candidato a vereador e vídeo viraliza em redes sociais

Eleições municipais não terão voto em trânsito

Feso Pro Arte apresentará concerto com entrada gratuita

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE