Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

STF valida restrição para operações policiais no Rio

Votação foi realizada de forma eletrônica

 André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (5) manter a decisão individual do ministro Edson Fachin que restringiu a realização de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante o período da pandemia de covid-19. A votação foi concluída à meia-noite e realizada de forma eletrônica, no plenário virtual da Corte. 

Por 9 votos a 2, o Supremo validou a decisão de Fachin para restringir as operações. No dia 5 de junho, o ministro, que é relator do caso, atendeu ao pedido liminar feito pelo PSB. 

Pela decisão, as operações poderão ser deflagradas somente em casos excepcionais. A polícia ainda deverá justificar as medidas por escrito e comunicá-las ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial.

A ação foi protocolada pelo partido em novembro do ano passado. Uma das motivações foi a morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, no Complexo do Alemão, no dia 20 de setembro de 2019. Em maio, o partido voltou a pedir uma liminar para suspender as operações devido a outros casos de pessoas que foram baleadas em novas operações. 

Após a decisão do ministro, algumas operações que se enquadraram nas exceções definidas foram realizadas pela Polícia Militar do Rio, após serem comunicadas ao MP. 

Tags

Compartilhe:

Edição 06/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia Civil investiga envolvimento de vítimas de duplo homicídio em disputa entre facções

Rede municipal inicia ano letivo com 25 mil estudantes matriculados

Polícia Civil prende mulher envolvida em homicídio em Teresópolis

Centro Cultural Bernardo Monteverde, o polo de cultura do bairro do Alto

Mais uma edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE