Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Superferiado” com esquema diferente em Teresópolis

Escolas, parques e repartições públicas fechadas. Comércio manterá esquema de funcionamento respeitando rodízio de CPF

Nesta quinta-feira, 25, o governo municipal anunciou que irá cumprir a lei estadual publicada no dia anterior pelo governo do estado do Rio de Janeiro que instituiu feriados estaduais entre os dias 26 de março e 1º de abril, publicando em seguida decreto regulamentando o funcionamento das atividades econômicas durante o período. “Entendendo que a medida de restrição de circulação por CPF tem trazido resultados satisfatórios de isolamento social, o município manterá as medidas já em vigor e também adotará novas medidas”, informou o governo Claussen, através de nota divulgada pela Assessoria de Comunicação. Também de acordo com o documento, as barreiras sanitárias nas entradas do município serão reforçadas para que Teresópolis não receba a migração de pessoas de outros municípios devido ao feriado e, como forma de desestimular a visitação, serão fechadas as sedes em Teresópolis dos parques municipal, estadual e federal.
Ainda seguindo o artigo 6º do decreto estadual, ficam suspensas as atividades escolares presenciais nas redes pública e particular de ensino, bem como de cursos livres, profissionalizantes e de línguas regularmente em funcionamento; Prédios da administração pública municipal terão funcionamento exclusivamente interno durante todo o período; O calendário de vacinação contra a COVID-19 está mantido e também o funcionamento de todas as unidades de saúde. O feriado de Sexta-feira Santa (2), uma vez que é um feriado nacional não incluído na lei estadual, será mantido. “Nossa medida de distanciamento social inteligente com o rodízio CPF está nos trazendo resultados bastante positivos, mas não podemos relaxar. É importante que seja respeitado esse período estabelecido pelo governo do estado para vencermos o mais rapidamente possível esse momento desafiador para Teresópolis”, comenta o Prefeito Vinicius Claussen.

Como ficou o comércio
A prefeitura também informou que serão respeitadas as convenções de acordos trabalhistas dos segmentos produtivos e que os trabalhadores deveriam se informar junto ao empregador ou às associações de classe sobre o que está acordado para sua categoria. Horas depois da divulgação da prefeitura, saiu a decisão em relação ao comércio. Acordo coletivo de trabalho assinado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Teresópolis e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis decidiu autorizar o funcionamento nos feriados criados pelo governo estadual, entre este dia 26 e 1º de abril, respeitando o rodízio de CPF e outras medidas sanitárias previstas para a manutenção dos estabelecimentos em funcionamento. Em relação ao funcionamento nos feriados futuros, que seriam adiantados segundo essa previsão do governo do estado, os comerciantes precisarão realizar "termo de adesão" e consequentemente pagar as custas referentes ao trabalho em dia de feriado. São eles 02 de abril (Paixão de Cristo), 21 de Abril (Tiradentes) e 23 de Abril (São Jorge). Tal decisão abrange o comércio em geral, exceto farmácias, mercados e supermercados, que possuem cláusula própria na CCT. 

Desenvolvimento social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que, entre os dias 26/03 e 1º/04, terá atendimento no Setor de Cadastro Único, no CRAS Alto (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Várzea), para atender as famílias que precisam renovar ou fazer novo cadastro. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fica na Rua Carmela Dutra, 812, na Várzea, também terá uma equipe técnica de plantão para atender a população nesses dias, das 9h às 17h. Além disso, durante esse período, a Secretaria de Desenvolvimento Social terá expediente interno, das 12h às 18h. O número do telefone do CREAS é (21) 3641-5866 e (21) 96540-8362 para atendimento 24h.

Medidas restritivas em curso
– Rodízio de CPF para circulação nas ruas e entrada nos estabelecimentos e em transportes públicos (com exceção das atividades de saúde, como médicas e veterinárias, entre outras).
– Restrição de circulação nas ruas das 23h às 05h.
– Horário de funcionamento de bares até às 17h e de restaurantes até às 22h.
– Hotéis e pousadas podem funcionar respeitando a lotação de 70% e cumprindo todas as regras sanitárias específicas para a prevenção do contágio pelo coronavírus.
– Para entrar em Teresópolis, o hóspede tem que comprovar reserva na rede hoteleira e a referida reserva será validada no site da Prefeitura Municipal, que emitirá autorização para a entrada na cidade.
– Continuam suspensas as hospedagens por meio de aplicativos de aluguel de quartos, de apartamentos, de casas ou de sítios para temporada.
– O Município mantém barreiras sanitárias nos seus principais acessos e o ingresso em Teresópolis está restrito a moradores e proprietários de imóveis na cidade; pessoas que trabalham na Cidade de Teresópolis ou que tenham, comprovadamente, reserva em unidades hoteleiras; fornecedores da Administração Municipal e participantes de procedimentos licitatórios e concursos públicos; profissionais da área de saúde e assistentes sociais, bem como, a entrada de veículos responsáveis pelo abastecimento de materiais, insumos e commodities de todos os setores, principalmente, saúde, alimentação, limpeza e higiene.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE