Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teleférico vai fomentar a economia e desenvolver a potencialidade turística de Teresópolis

Em entrevista a o DIÁRIO, Vinícius Claussen confirma empenho da Prefeitura em conceder exploração de teleférico na Fazendinha e Parque Temático no terreno da antiga fábrica Sudamtex

Wanderley Peres

O prefeito Vinícius Claussen participou do programa Hélio Carracena, na tevê Diário, nesta segunda-feira, 24, confirmando o interesse da Prefeitura em trazer um teleférico para a cidade, para o fomento da economia e o desenvolvimento da potencialidade turística de Teresópolis. “Todos nós sabemos, nossa cidade é belíssima e bem localizada, tem uma natureza exuberante, um ótimo clima, custo de vida favorável e boa segurança, qualidades que reunimos para o bom desenvolvimento do município. E o turismo é uma das indústrias mais generosas. Quando você investe em turismo, trabalha 54 ramos da cidade. Pesquisamos vários locais para a instalação do atrativo, visitamos o bondinho, no Rio de Janeiro, os teleféricos de Camboriu, Campos de Jordão, Aparecida e Gramado, para ver a melhor forma da implantação do nosso teleférico”, disse. “Já mandamos a lei para a Câmara, e vamos lançar a PMI, para as concessões do teleférico e de utilização do Mirante, e vemos trazer esse investimento fundamental para a cidade, desenvolvendo a vida no terreno da antiga Sudamdex e revitalizando o Mirante da colina, investimentos que não dependerão de um centavo sequer da prefeitura, e vai fomentar o trabalho e a renda na cidade”, concluiu.

Na última quinta-feira, 20, foi apresentado aos vereadores o projeto de lei para a utilização por terceiros de duas áreas da municipalidade: a Colina dos Mirantes, na Fazendinha, e as glebas 7, 8 e 9, da rua Nilza Chiapeta Fadigas, terrenos que ficam na área da extinta fábrica Sudamtex, recentemente adquiridas pela municipalidade, via acordo judicial, visando a implantação, operação, manutenção e exploração das atividades de teleférico e parque temático, nestas atrações incluídas a comercialização de alimentos, bebidas, produtos e atividades de entretenimento, lazer e cultura.

“O teleférico parte da nossa futura praça de eventos, em terreno de 5 mil metros na Boca do Túnel da Beira Linha, área agora pertencente ao município. Desse ponto, através das estações, se vai ao Mirante da Colina, que vamos conceder a área para exploração de lazer, gastronomia e entretenimento, para que o modelo seja viável economicamente. O que temos na Câmara Municipal é uma lei autorizativa para a gente tocar essa concessão tão importante, que será precedida de uma PMI, quando o município vai dizer o que quer e as empresas interessadas pela exploração vão apresentar os projetos”, informou a O DIÁRIO o prefeito. “Vamos dar vida ao novo parque George March e cuidar do Mirante da Colina que precisa de uma empresa cuidando daquela área, de onde se tem uma das vistas mais lindas do mundo. Vai ser um golaço o teleférico, projetando Teresópolis de vez como destino turístico do Brasil”, disse o prefeito a O DIÁRIO.

A prefeitura pretende outorgar a área por concessão a título oneroso, pelo prazo de 25 anos com prorrogação de 10 anos. A outorga será precedida de licitação, na modalidade concorrência, conforme a Lei 8.666, e correndo por conta do concessionário as despesas para a execução do projeto, as obras, manutenção e exploração, sendo permitida a subcontratação e sublocação, desde que autorizado pelo poder concedente.

A concessionária se responsabiliza também por todos os riscos do empreendimento ou que porventura a exploração provoque, se obrigando à observação da regularidade do serviço, a continuidade, eficiência, segurança, higiene, cortesia e modicidade dos preços. Os projetos para a instalação do teleférico e de adaptação das áreas serão de responsabilidade da empresa contratada, obras que serão incorporadas ao patrimônio público ao final da concessão, que contempla ainda a contratação de trabalhadores locais e a aquisição de bens e serviços junto às empresas de Teresópolis. A empresa terá de promover campanhas de preservação do meio ambiente, destacando a conservação da fauna, flora, valor artístico, histórico e cultural aos visitantes, com folders, panfletos, catálogos e outras mídias para os visitantes.

O serviço será cobrado do usuário, estando previsto na lei que ganhou o número 226/2022, já encaminhada às comissões da Câmara Municipal, os benefícios de ingressos com descontos para os residentes no município, estudantes, idosos acima de 60 anos e servidores públicos municipais, permitindo, inclusive, gratuidade aos moradores do bairro Fazendinha, mediante cadastro, a utilização do teleférico como modal de transporte público.

O projeto seguiu para as comissões, onde será analisado para o devido encaminhamento ao plenário, sem previsão de data. Aprovado pelos vereadores, fica autorizado o poder Executivo a realização do Procedimento de Manifestação de Interesse, PMI, visando o desenvolvimento de projetos executivos e técnicos de acordo com os interesses do município, como previsto no Decreto 8.428/2015 e suas alterações; do artigo 81 da Lei 14.133/2021, e do Decreto Municipal 5.018/2018, e demais normas pertinentes ao Procedimento de Manifestação de Interesse e o seu Edital.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE