Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: 86 anos da Primeira Igreja Batista

Antes de construir seu moderno tempo, igreja teve sede na Tijuca e na rua Chaves Faria

Criada em 7 de setembro de 1936, na rua Yeda, 467, na Tijuca, a Primeira Igreja Batista de Teresópolis comemorou nesta quarta-feira, os seus 86 anos de vida. Das mais tradicionais igrejas evangélicas do município, a Primeira Batista surgiu com o empenho pessoal do carpinteiro Manoel Mendes de Souza, pastoreada, inicialmente, por Cassiano Basílio de Souza. Logo no mês seguinte, em outubro de 1936, a igreja mudou-se da pequena casa para a rua Chaves Faria, onde alugou o imóvel de número 138 daquela rua. À medida que o trabalho crescia, tornava-se também pequeno o espaço, resolvendo a igreja comprar um lote na rua Coary (hoje, Nova Friburgo) perto da Prefeitura, construindo templo que foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1948, quando completavam doze anos de surgimento da igreja.

Ao longo dos 86 anos de proveitosa existência, a PIB teve nove pastores. Substituindo Cassiano Basílio de Souza por pequeno período à frente da igreja, seu irmão José Basílio de Souza deu posse, em 1954, ao pastor José Virgílio Miranda e, com a morte deste, assumiu interinamente o pastor Antonio Neves Mesquita, substituído, em 1956, por Emiron Martins Esteves, que já cuidava da igreja de Canoas, e ficou à frente da Primeira Igreja Batista por por 32 anos, até 1988. Desde então, foram pastores da Primeira, Cláudio Pontechelle Marques, Carlos Henrique Carnavalli, Carlos César Novaes e, desde março de 1999, o atual pastor, Renato Cordeiro de Souza, auxiliado pelo pastor Mauro Reder.

A importante data neste ano de 2012 serviu para marcar também o décimo aniversário da inauguração do templo novo, um prédio moderno, confortável e com espaços bem projetados, na rua Carmela Dutra, 632, em Agriões, ampliando o potencial de evangelização da igreja, congregada também nas comunidades de Paineiras, Prata dos Aredes e Três Córregos.

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE