Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis começa a registrar aumento no número de turistas

Viagens mais curtas, com fluxo entre moradores de cidades próximas, está sendo trabalhado durante a pandemia

Quem passou pelos bairros do Alto e Soberbo no fim de semana se surpreendeu com o grande número de pessoas circulando nos principais atrativos turísticos dessa região, Feirinha, Fonte Judith e Mirante do Soberbo, além de alguns estabelecimentos tradicionais. Isso porque, mesmo com a pandemia do novo coronavírus ainda em curso, vários municípios já flexibilizaram as medidas restritivas e estão incentivando – com as devidas medidas de segurança, na grande maioria dos casos – o chamado turismo rodoviário, incentivando o fluxo de moradores de cidades próximas como forma de alimentar o setor e contribuir com a saúde mental daqueles que estão há cerca de quatro meses em isolamento social. Os dias azuis e amenos, mesmo que longe da temperatura característica do Inverno, têm feito muitos cariocas buscarem Teresópolis como refúgio, como aconteceu no último fim de semana.


Uma família do Rio de Janeiro, por exemplo, moradora de um condomínio de apartamentos, aproveitou que a rede hoteleira do nosso município reabriu para agendar um fim de semana em um grande hotel às margens da rodovia Teresópolis-Friburgo. Com funcionários devidamente equipados com luvas, máscaras e protetores faciais, o estabelecimento instalou ainda sanitizadores para calçado e vaporizadores para realizar a higienização constante de hóspedes e dos próprios funcionários, além de restringir o número de quartos em uso e realizar outras mudanças para atender às exigências de se evitar aglomerações nesse momento em que ainda não temos a vacina para a Covid-19.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) está disponibilizando, no site Turismo Consciente, uma seção para o turista com informações básicas sobre o status dos serviços turísticos dos municípios do estado do Rio de Janeiro. A ideia é facilitar o planejamento da viagem neste início da retomada do segmento uma vez que, por conta da pandemia do novo coronavírus, há diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização, publicados por cada cidade.  Para a secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, é fundamental estimular o turista a retomar as viagens com segurança. “Nossas ações neste momento têm sido direcionadas a apoiar, facilitar e agilizar a organização das primeiras viagens dos turistas. O que está em funcionamento em cada cidade é uma preocupação constante de quem quer viajar. Na seção de informes, que será atualizada sempre que novos decretos municipais forem publicados, esse visitante tem todas as informações que possibilitarão um passeio tranquilo”, destaca.

Dados de cada município
Na aba, o público tem acesso aos status dos meios de hospedagens, bares e restaurantes, praias, parques, experiências turísticas, comércio em geral e sobre barreiras sanitárias para acesso às cidades ou a necessidade de comprovação de reserva. Para facilitar e agilizar o processo, a secretária e a equipe responsável pelo projeto se reuniu com representantes de todos os municípios e explicou a importância da participação deles com informações oficiais que alimentem o site periodicamente. Eles receberam, por e-mail e whatsapp, o formulário a ser preenchido. Para garantir a idoneidade dos dados publicados só serão aceitas respostas enviadas por gestores das prefeituras e secretarias de turismo municipais.
O portal onde está alocada a seção de informes dos decretos municipais, www.turismoconscienterj.com.br , permite ao público verificar nas cidades quais prestadores de serviços turísticos se comprometeram a cumprir os 10 mandamentos do Turismo Consciente que minimiza o contágio da Covid-19. Por conta dessa autodeclaração, esses profissionais e estabelecimentos receberam o Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente.

CRÉDITO E LEGENDA

Plantão – O Diário

1, 2 ou 34

Restaurante no bairro do Alto recebeu grande número de clientes no último fim de semana

5, 6, 7 ou 8
Soberbo é o local preferido dos visitantes, além de receber grande número de moradores locais interessados na bela vista e no tradicional “pastel com caldo de cana”

9
Ciclismo é uma das opções de lazer com muita procura em Teresópolis, sendo o Soberbo o local preferido como destino de fim de semana

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE