Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Teresópolis, do campo à mesa” garante vivências repletas de sabores e saberes

Turismo de experiência ganha força através de projeto do Sebrae, que une área rural ao centro urbano, da colheita até os restaurantes

@ninabenedito

Teresópolis se destaca pelas suas belas paisagens, clima ameno e principalmente pela sua excelente gastronomia, atraindo visitantes de toda parte do país e até do exterior. Contudo, a sua área rural, responsável pela produção de 90% das hortaliças que abastecem os grandes centros urbanos do estado do Rio de Janeiro, ainda não é tão conhecida, apesar de oferecer várias opções de lazer. Com a proposta de criar um roteiro no interior do estado que integrasse a área urbana e rural, o Sebrae veio a Teresópolis, e, em parceria com empreendedores locais, e a agência de receptivo Ecoplay tour, especializada em turismo rural, criou um novo projeto que integra a cidade e o campo através de experiências e vivências rurais e gastronômicas. Em uma visita técnica, realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, o Sebrae reuniu os empreendedores que inicialmente integram essa nova rota que tem muito a dar de retorno para a região.
O Sebrae trabalha com desenvolvimento de negócios e, dentro dessa proposta de desenvolvimento, trabalha com projetos setoriais. A Coordenadora do Sebrae em Teresópolis, Cristina Andriolo, participou da visita técnica e falou sobre a importância dessa ação. “Esse projeto na verdade, quer trabalhar todo o território de Teresópolis, fazendo com que cada roteiro, cada ação se envolva, se integre e a partir daí, realmente fazer de Teresópolis uma cidade turística”.
A coordenação do projeto ficou a cargo de Rafael Leonardo, que subiu a serra para acompanhar a visita e falou sobre a importância desse intercâmbio entre as regiões do município. “Depois da pandemia, as pessoas quiseram colocar o pé no chão e sentir ar puro. A gente percebeu através das agências de viagens do Rio, que existia um deslocamento muito grande, até de grupos para vir para a região. Então, a gente procurou reunir alguns empreendimentos que fizessem essa integração do campo até a cidade, e aí foi criado esse nosso roteiro ‘Teresópolis do campo à mesa’”. Ainda segundo Rafael, a proposta é de levar um pouco da cidade, da vida rural e da sustentabilidade, seja através da alimentação e do bem estar, até a cidade. “E hoje é a nossa primeira iniciativa fazendo uma visita técnica para que todos os empreendimentos possa se conhecer e trabalhar de forma integrada e cooperativa” finaliza.

A comida caipira do Rancho Sabor da Roça não poderia faltar no roteiro rural

A primeira parada
A empresária Vânia Baddini, proprietária do Restaurante Donna Tê, que possui um produto turístico no centro da cidade, o “Jantar com a Imperatriz”, se encantou com a visita ao Sítio Tangará, a primeira parada do roteiro. “Estou aqui participando desse lindo projeto e vim conhecer esse lugar lindo que é o Sítio Tangará, que foi a casa do Presidente Dutra, aqui no centro da cidade praticamente. Eu fiquei encantada de ver cada detalhe preservado, uma mata linda, uma casa deslumbrante, um café colonial delicioso, e que também faz parte desse projeto , desse roteiro turístico da nossa cidade”.

E para quem quer uma imersão no campo o Haras Vale do Luar oferece lindas casinhas para aluguel por temporada

Turismo rural, gastronômico, cultural e cervejeiro
Recepcionando grupos em Teresópolis desde 2016, a Guia de Turismo e diretora da Ecoplay, Julianna Rocha, destacou a importância dessa integração da ruralidade com o centro urbano para o desenvolvimento do município. “A gente já recebe grupos para fazer esse roteiro rural desde 2016, mas esse é um projeto que vem crescendo aos pouquinhos ao longo desses anos, e agora junto com o Sebrae, conseguimos unir tanto os proprietários que já fazem parte desse roteiro, quanto empreendimentos que estão na cidade, através de uma rota que conecta a cidade ao campo, do campo à mesa”.
Segundo Julianna, o projeto, além de reunir o turismo e a gastronomia, inclui a questão cervejeira, que vem crescendo em Teresópolis, já que o município detém o título de Capital do Lúpulo. “A gente une a gastronomia, a ruralidade e a cerveja, com esse roteiro muito bacana que vai fazer o turista ter opções de lazer, muito mais do que um ou dois dias. Na verdade com esse roteiro, é possível ficar por quatro dias com atividades gastronômicas, cervejeiras e rurais. É um projeto muito importante para todo o trade turístico. E a gente espera que mais propriedades, mais empreendedores locais, venham fazer parte desse roteiro”, finaliza.

Cavalgada e Day Use no Haras Vale do Luar agradam crianças e adultos

Saiba mais
Os interessados em conhecer o roteiro “Teresópolis do campo à mesa” podem acessar o site www.rotacampoamesa.mapavirtual.com.br, onde estão disponibilizadas todas as opções de lazer do roteiro, com informações detalhadas e mapa de localização. As atrações que fazem parte do roteiro são: Cavalgada e day use no Haras Vale do Luar; Café Rural no Sítio Tangará; Experiência agroecológica rural no Sítio Martuchelli; Jantar com a Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças no Donna Tê; Vila St. Gallen; Degustação italiana no Manjericão Casa de Pizza; Artesãos da Estrada; Oficina Café; Bier Tour na St. Gallen; Tour de degustação na Cachaça Imbaúba; Tour Guiado com degustação na Cervejaria Don Lúpulo (Chopp Berlim produzido em Teresópolis); além de aluguel por temporada em Casas Vale do Luar, e a operadora de receptivos Ecoplay Tour, que também oferece outros roteiros, inclusive de jipe.

Experiência agroecológica rural permite o contato direto com os alimentos produzidos na região

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE