Na última semana, a Prefeitura de Teresópolis realizou a entrega da Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. A entrega põe fim a uma espera de 20 anos, proporcionando aos menores acolhidos por determinação do Poder Judiciário um ambiente acolhedor, seguro e adequado às necessidades da infância e da adolescência, sendo a unidade totalmente administrada pelo município.
A cerimônia de entrega reuniu representantes da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, entre eles a juíza Vania Maria Nascimento Gonçalves e a promotora Alessandra Celente, além de diversos secretários municipais e da equipe técnica responsável pela unidade. A estrutura conta com secretaria, cinco quartos, cinco banheiros, sala de convivência, biblioteca interativa, brinquedoteca, cozinha, copa, lavanderia, jardim e um anexo que poderá ser utilizado para a realização de oficinas. Todos os ambientes estão totalmente mobiliados com itens novos, adquiridos para receber, da melhor maneira possível, até 20 crianças e adolescentes com idade entre 0 e 18 anos incompletos.

“A entrega desta casa é uma conquista, porque nós temos abrigos filantrópicos que, em algum momento, podem deixar de funcionar ou até mesmo fechar. Por isso, é importantíssimo que o município tenha uma casa própria, onde possamos atuar com carinho, dedicação e preparo, porque as crianças que vêm para cá precisam de muito amor e cuidado para que possam crescer e, futuramente, serem adotadas ou seguirem novos caminhos. A casa é excelente, e elas merecem esse espaço, pois são crianças que já sofreram e ainda sofrem muito e que merecem todo o nosso amor”, declarou a juíza Vania Maria Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

Graça Granito, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, falou sobre a tão aguardada entrega: ” Esse processo de solicitação da Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes teve início em 2006, e estávamos aguardando essa entrega durante todo esse tempo. Agora, em 2026, ou seja, 20 anos após o início das tratativas, finalmente estamos conseguindo entregar essa casa, graças aos esforços da nossa gestão. Isso me alegra muito, pois, apesar de contarmos com instituições parceiras que atuam no acolhimento dessas crianças, agora temos a certeza de que, por ser uma estrutura municipal, esse espaço permanecerá sempre à disposição dos jovens que necessitarem dele. Por isso, fizemos questão de equipar a casa com os melhores móveis, eletrodomésticos, itens pedagógicos e materiais educativos, para que essas crianças possam sentir que este é, de fato, o lar que elas merecem.”









