Wanderley Peres
Produzida pela administração municipal, série de drama, com toque de picardia e suspense, e terror, abriu nova temporada nesta sexta-feira, 15, a novela do atendimento SUS em Teresópolis. Tem bandidos e mocinhos, e traição e decepção, como é normal numa boa novela. Tem juiz e advogado, e autoridades diversas, também, criando clima de suspense e decisões emocionantes… E ainda, covardia e maldade, estas reservadas aos milhares de coadjuvantes, a população, que faz o papel de figuração, e depende dos jogos de bastidores para conviver, ao menos razoavelmente, com a sua triste condição.
No final da tarde desta sexta-feira, antes que as demais partes envolvidas em ação de conciliação julgada no juízo da Primeira Vara Cível chegassem aos seus destinos, como ainda habita o prédio ao lado do fórum, o prefeito fez live para comemorar o seu novo feito: conseguir um acordo para que o Hospital das Clínicas voltasse a atender. Emocionado, o artista disse, textualmente, que havia conseguido fechar um acordo, entre a Prefeitura e o HCT, e os serviços estavam restabelecidos, “todos, e a partir de agora”. Desentendido sobre as dívidas que herdou e as que fez, o prefeito disse que conseguiu, enfim, entender as dívidas e as prestações de contas, e garantiu que o governo nunca se apropriou de repasses federais, como afirma a FESO, nem sabe das emendas parlamentares, como disseram os deputados, de resto culpando aqueles que teriam usado uma situação seríssima que é a saúde pública para fazer politicagem. “Conseguimos entender as dívidas, as prestações de contas, deixar claro que o município nunca se apropriou de forma indevida de repasses federais, emendas parlamentares, apesar de alguns agentes políticos tentarem usar uma situação seríssima que é a saúde pública para fazer politicagem, uma grande covardia com a população. Conseguimos uma audiência e conseguimos fechar um acordo, que a partir desse momento restabelece todos os serviços do HCT à cidade de Teresópolis. Mais uma vitória, e viva ao SUS”, é o inteiro teor da sua embromação.
Mantenedora do HCTCO, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos confirmou o novo acordo, devidamente homologado em juízo como os demais não cumpridos, garantindo que retornaria o atendimento desde o dia 7 suspensos, já a partir desta sexta-feira, 15, com a retaguarda para a UPA. “Os atendimentos ambulatoriais, consultas, exames e cirurgias eletivas já retornam nesta segunda-feira, 18, cumprindo com o cronograma de quem já estava agendado. O setor de agendamento fará contato com os pacientes para reagendamento dos serviços que não foram realizados no período da paralisação”, disse em Nota a FESO.