Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pela primeira vez na história, uma mulher assume o Corpo de Bombeiros em Teresópolis

Inspirada pelo pai, Tenente-Coronel Mariana Domingos constrói sua história na importante corporação

Isla Gomes

O 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), em Teresópolis, está em atividade há 44 anos. Durante esse longo período, 25 homens estiveram à frente da corporação. Mas, neste ano de 2023 este cenário mudou. Em 24 de novembro, o cargo de Comandante foi transferido do Tenente-Coronel Luciano Oliveira para a Tenente-Coronel Mariana Domingos, que além de ser responsável pelo 16° GBM também comanda os destacamentos de Carmo e Bonsucesso. Antes de assumir o cargo, a Oficial foi ajudante de ordens do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RJ e Secretário de Estado de Defesa Civil, no quartel central, e atuou também na diretoria geral de diversões públicas, no Centro do Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira (14), estivemos no quartel em Pimenteiras para conversar com a Comandante e saber qual sentimento de se tornar exemplo e referência como a primeira mulher na direção. “É uma honra muito grande estar à frente do 16° GBM, comandando um quartel de muita expressão na Região Serrana. E isso tudo eu devo ao Coronel Leandro Monteiro, que é o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, que me confiou essa nobre missão de estar à frente deste quartel, com um estafe muito bom de oficiais e praças, imbuídos na causa nobre de estar servindo, auxiliando e orientando a população de Teresópolis”, declara.

Em 44 anos de atividade, 25 homens estiveram no comando do 16°GBM. Com a posse da Tenente-Coronel Mariana Domingos, pela primeira vez uma mulher assume o posto. Foto: Isla Gomes/O Diário

Nova geração
A Comandante relata que seu pai fez parte da corporação por 50 anos, tendo sido, inclusive, Subcomandante no 16°GBM. A profissão se transformou em um propósito nobre que vem de família. “Meu pai ingressou na corporação em 1973, ele inclusive foi Subcomandante do quartel aqui de Teresópolis, e por ironia do destino hoje eu estou aqui e isso é muito emocionante. Eu sempre participei da vida ativa do quartel, minha infância foi nesse ambiente da corporação, lembro-me da confraternização do Natal do Bombeiro, então eu adorava essas confraternizações e minha vida sempre girou em torno desse espaço, inclusive, meu marido também é da corporação e eu tenho uma filha maravilhosa, e tudo que eu tenho é da corporação”, conta.

Um grande diferencial da corporação no município é a torre de treinamento, espaço que agora é administrado pela comandante, uma grande responsabilidade entregue nas mãos de uma grande mulher

Foco do comando
É comum que cada Comandante dê seu toque particular na direção do quartel. Para a Tenente Coronel Mariana, investir na educação e conscientização é primordial para evitar problemas futuros. “Eu assumi o cargo no dia 24 de novembro, estou completando três semanas como Comandante. É pouco tempo, mas nós já temos alguns projetos que visam impactar diretamente na sociedade. Em um primeiro momento, tenho a intenção de realizar palestras dentro das escolas, palestras educativas que abordem temas como primeiros socorros, segurança no trânsito, palestras de higiene bucal, entre outros assuntos pertinentes. O ensino como prevenção pode impactar diretamente no serviço do Bombeiro, pois, se temos uma sociedade instruída e orientada, eu acredito que o serviço da corporação vai diminuir em relação a acidentes domésticos, colisões, acidentes de moto, então eu acho que esse será nosso primeiro passo e será um ganho para o município de Teresópolis”, destaca.

“Eu assumi o cargo no dia 24 de novembro, é pouco tempo, mas, nós já temos alguns projetos que visam impactar diretamente na sociedade”, ressalta a Comandante do 16º GBM

Grande responsabilidade
Um grande diferencial da corporação no município é a torre de treinamento do 16º GBM, estrutura que permite que os militares exercitem diversas práticas necessárias para a função dentro do próprio quartel. Antes, os bombeiros locais frequentavam unidades no Rio de Janeiro para realizar os treinamentos de resgate em altura, ou os prédios em construção na cidade. A torre tornou o quartel de Teresópolis polo de instrução para outros quartéis, dando maior agilidade e frequência no treinamento, oferecendo ainda um centro de treinamento para incêndio e uma casa de fumaça, além de auditório e academia. Toda essa estrutura agora é administrada pela Comandante Mariana, uma grande responsabilidade entregue nas mãos de uma grande mulher que agora é referencia e exemplo para outras gerações em tão importante corporação.

Informações do 16°GBM
Endereço: Rua Guandu 680 – Pimenteira
Email: gbm16@cbmerj.rj.gov.br
Telefones: (21) 26414106 – (21) 26414517

DIÁRIO MULTIMÍDIA – Não autorizamos reprodução de fotos ou textos, mesmo com crédito


Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE