Marcello Medeiros
Referência em diversos tipos de atendimentos, entre eles os salvamentos em áreas de montanha, o 16º Grupamento de Bombeiros Militares, em Teresópolis, obteve excelentes resultados na prova “Bombeiro de Aço”, evento competitivo que testa a força e a habilidade dos militares em simulações de emergência. A competição ocorreu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, no último fim de semana, com representantes de vários estados.

As provas incluem tarefas como subida em torre, içamento de mangueiras, entrada forçada com marreta, arrasto de mangueira pressurizada e resgate de um manequim. Trata-se de um desafio de alta performance física e técnica que simula situações reais de emergência. A competição incluiu subida em torre com mangueira, içamento de mangueira, entrada forçada com marreta, manobras com mangueira pressurizada e arrasto de manequim. O desafio ‘Bombeiro de Aço’ é uma competição para bombeiros já em serviço, que testa as habilidades já adquiridas.


As provas incluem tarefas como subida em torre, içamento de mangueiras, entrada forçada com marreta, arrasto de mangueira pressurizada e resgate de um manequim. Foto: Divulgação 16º GBM
Profissional de grande valor
Com quartel localizado em Pimenteiras, o 16º Grupamento de Bombeiros Militares é sinônimo de excelência nas ações de prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros em vias públicas, justificando a admiração e a confiança que estes profissionais recebem da população. Muitas vezes comparados a heróis, os militares precisam ter uma preparação para atendimentos das mais diversas complexidades durante todo o ano, indo muito além das emergências do período das chuvas de Verão.
O trabalho dos bombeiros ganhou ainda mais notoriedade em Teresópolis por todo empenho na atuação que tiveram durante as buscas e salvamentos que ocorreram na tragédia de 2011. Desde então, há preocupação ainda maior em oferecer treinamentos e orientações de prevenção a moradores de áreas de risco, já que a chuva continua sendo motivo de receio para muitos deles.
Torre de treinamento
O quartel local é um dos poucos que mantém uma grande torre que permite a reprodução de várias práticas de salvamento. Ela é o grande diferencial que faz com que o 16º GBM se destaque nos treinamentos, pois tem um sistema preventivo completo, pode se realizar rapel de maneira segura e várias outras ações, com o resgate em um ambiente confinado e tomado pela fumaça de um incêndio, por exemplo.








