Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis na maior feira de ciências e tecnologias do estado

Alunos do Centro Educacional Serra dos Órgãos apresentaram trabalho sobre água

Estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) foram classificados para apresentar na XI FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro) o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido por eles no colégio. Intitulada “Água e a Análise da Pegada Hídrica com a Aplicação da Hidroponia”, a pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Alice Sanglard Mafra Gomes, Layla de Souza Faria, Nina Carvalho Cordeiro, João Vitor Guedes Machado Colonez, Anna Karoline Rodrigues de Oliveira e Ana Letícia Pinheiro Martins, sob a orientação da professora Daniele Santos Almeida.

O evento, considerado o maior realizado no setor no estado do Rio de Janeiro com a participação de estudantes, aconteceu no dia 25 de novembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), organizado pela Fundação CECIERJ, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.
Representando o grupo do CESO, as estudantes Alice, Layla e Nina e a orientadora Daniele compareceram à Feira apresentando ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico) os detalhes do projeto. Para Alice, “foi uma experiência única em que pude aprender diversos outros aspectos relacionados à Ciência”.

Layla contou que o trabalho faz parte da disciplina de Ciências do colégio, que neste ano trouxe a temática ‘água e pegada hídrica’. “Aproveitamos para falar da hidroponia, que é um sistema que cultiva alimentos à base de água com alguns nutrientes, sem precisar do solo. Concluímos, através do trabalho, que neste sistema utiliza-se apenas um terço de água do que no cultivo tradicional, além do alimento ficar livre de agrotóxicos e durar mais tempo na geladeira”, explicou Layla. “A pegada hídrica é quando você utiliza água de forma sustentável, sem desperdícios, calculando o quanto se gasta na produção de cada alimento”, completou Nina.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE