Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis participa do evento de lançamento da Expo Rio Cervejeiro, edição “zero”

O Prefeito Vinicius Claussen palestrou no evento, apresentando ao público a Capital Nacional do Lúpulo

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, participou, no último final de semana (16, 17 e 18 de setembro), do evento de lançamento da Expo Rio Cervejeiro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e da TurisRio, para lançar o projeto e divulgar o Calendário de 2023. A edição teve como principal objetivo unir, fortalecer e promover a indústria e o turismo cervejeiro do Rio de Janeiro. Realizada na Praça Paris, a edição “zero” contou com a participação de 60 estandes de cervejarias, sendo 16 da capital e 44 do interior do estado.

A Expo Rio Cervejeiro, com a curadoria de Leonardo Botto — uma das maiores referências entre os cervejeiros artesanais de todo o país —, tem como objetivo fortalecer o mercado cervejeiro carioca, principalmente as pequenas e médias cervejarias do interior do estado, promovendo e aproximando os seus produtores à capital carioca. Com o propósito de impactar o mercado nas diferentes esferas — econômica, cultural, turística, gastronômica e social, de lazer e entretenimento —, serão realizados sete eventos anuais, com ações que visam fomentar e estimular o turismo cervejeiro, englobando todas as cidades da Serra Carioca.

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, teve um estande no evento, onde apresentou o Calendário de Eventos de 2023 e ofereceu ações de promoção da cultura cervejeira. O município foi representado pelo Prefeito Vinicius Claussen, que não só apresentou Teresópolis como a Capital Nacional do Lúpulo, como todas as qualidades que fazem do município um dos 100 melhores para se investir no país e um local aprazível de se habitar, como a segurança e as suas riquezas naturais.

“O turismo teresopolitano é um dos setores que mais gera emprego e renda ao cidadão, pelas suas belezas naturais, pelo seu rico patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, pela sua gastronomia e pelo privilégio de ser um dos principais destinos turísticos da região serrana, porque a nossa Terê oferece o melhor do campo e da natureza aos turistas. O título de Capital Nacional do Lúpulo é muito importante para a valorização da nossa agricultura e reconhece o nosso protagonismo nesse movimento, não só pelo cultivo que já é feito no interior do município, como também por sediarmos o único viveiro do país autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a produzir e comercializar mudas de lúpulo”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, agradecendo aos organizadores pelo convite para falar sobre o assunto.

A programação contou com uma série de atrações, como shows de samba, rock, blues e pagode, com apresentação do Grupo Bom Gosto, da banda Blues Etílicos, Black Dog, entre outros, além de DJs nos intervalos. O público também pôde participar de diversas intervenções culturais, como: cenas teatrais, atos de dança e teatro cômico; espaço kids com animadores e brinquedos; palestras com grandes nomes do mundo cervejeiro, como Ingrid Matos, José Padilha, Gustavo Renha, Teresa Yoshiko e Gil Lebre; além de um talk show de Leonardo Botto, que falou sobre a história da cerveja no mundo e sobre a sua trajetória no Rio de Janeiro.

A empreendedora Teresa Yoshiko esteve presente no estande de Teresópolis durante todo o evento e vem evoluindo as suas técnicas de reprodução de mudas de Lúpulo. Ela palestrou no evento sobre a história e a criação dessa bebida mundialmente conhecida.

“Esse evento de lançamento da Expo Rio Cervejeiro, chamado de ‘edição zero’, é apenas o início de diversos encontros que serão promovidos pelo Estado do Rio, inclusive na capital, como foi esse na Praça Paris, o coração da cidade carioca. A festividade é uma verdadeira celebração deste reino da cerveja, um universo que é tão rico e vasto e que permite a criatividade dos mestres cervejeiros, para que as pessoas possam experimentar os sabores do lúpulo. No nosso espaço, apresentamos o lúpulo, dando destaque para a conquista de Teresópolis pelo título de Capital Nacional do Lúpulo. Além disso, trouxemos um pouco da história da nossa cidade, falamos sobre a Imperatriz Teresa Cristina e ressaltamos as belezas naturais e a força que o turismo teresopolitano vai ganhar em função do turismo cervejeiro, que proporciona uma imersão na cultura da cerveja e na gastronomia, além de se misturar ao rico cenário de montanhas, cachoeiras, parques naturais e tantos outros atrativos turísticos da região”, agradeceu a Secretária Municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi.

“Tivemos a presença da nossa querida Teresa, proprietária do Viveiro Ninkasi, e também apresentamos um pouco das nossas origens, já que, por trás de cada detalhe, existe uma relação com a origem inglesa. O estande da Prefeitura de Teresópolis foi um dos mais procurados e fotografados pelo público, sendo muito bem recebido. A palestra do nosso Prefeito Vinicius Claussen foi magnífica, e ele conseguiu apresentar todas as potencialidades, belezas e riquezas da nossa Terê, com um recorde de público durante o evento”, concluiu a secretária.

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra 25 anos de criação da diocese

Automedicação em casos de dengue pode até agravar complicações da doença

Sine divulga 147 vagas de emprego em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE