Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis participa do I Seminário de Integração Regional CONECTA UERJ

Teresópolis estará representada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia no ‘CONECTA UERJ – Rio’, na próxima semana, nos dias 11 e 12, em Nova Friburgo. Promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed) da UERJ, a 1ª edição do Seminário de Integração Regional – Região Serrana I vai reunir representantes de 13 cidades da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar oportunidades de integração entre a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e os municípios do interior do estado, levando por meio da plataforma Conecta.RJ as expertises da universidade para todo o estado.

O intuito é apoiar esses municípios por meio da identificação de oportunidades de novos projetos voltados para soluções nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, gestão pública e desburocratização, tecnologias, infraestrutura, questões sociais e turismo, promovendo desenvolvimento econômico e social para as cidades envolvidas no encontro.

A partir da formação de grupos de trabalhos, formados pelas cidades de Nova Friburgo (anfitriã), Teresópolis, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Carmo, São Sebastião do Alto, Macuco e Cachoeiras de Macacu serão desenvolvidas estratégias para resolver demandas antigas relacionadas à Região Serrana. Ao estreitar os laços, espera-se que haja novas oportunidades de desenvolvimento e que sejam criadas soluções inovadoras para os desafios enfrentados.

Os seminários são regionais, seguindo uma metodologia voltada tanto para soluções imediatas, quanto para as de médio e longo prazo, farão parte do Dossiê Conecta-Rio. Esse documento final conterá as demandas e as vocações locais de todo o estado, matéria-prima para planos de governo e de desenvolvimento econômico.


Confira a programação:
Dia 11/4:
9h – 10h: Café da manhã de boas-vindas;
10h – 12h: Solenidade de abertura – Reitor da UERJ, Mario Carneiro; prefeitos dos municípios participantes; governo do Estado; Coordenação do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed-UERJ) e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo;
12h – 13h30: Almoço;
14h – 17h: Apresentação de Grupos de Trabalho, dividido por temas, sob a coordenação do Ceed, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo e Sebrae (áreas temáticas: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Questões Sociais, Desenvolvimento Econômico e Turismo).


Dia 12/4:
9h – 11h: Apresentação da síntese dos grupos sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo;
11h – 12h30: Apresentação da Plataforma Conecta, com a presença dos pesquisadores da UERJ – Coordenação Ceed.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda-feira

Licenciamento de veículos: taxa de emissão do CRLV-e volta a ser cobrada

Protetoras sem respostas às críticas feitas à gestão municipal

Sesc Alpina recebe mais uma edição da ChocoSerra

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE