Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre Patins

Evento está sendo realizado na Casa de Portugal e tem participação de 12 equipes

Lara Benevenuti *

Um esporte que combina habilidade, velocidade e emoção. O hóquei é uma modalidade com raízes bem ancestrais em várias culturas, de diferentes continentes. O hóquei sobre patins tem uma história mais recente, começou a ser praticado na Inglaterra em 1877 como modalidade de lazer e em 1905 de forma já competitiva e organizada. É jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. As partidas têm dois tempos de 25 minutos cada, separados por um intervalo de 10 minutos, possuindo times femininos e times masculinos. Em Teresópolis, sua história começou há mais de 70 anos e agora ressurge mais forte do que nunca com um projeto valioso no berço do hóquei teresopolitano, a Casa de Portugal. O clube recebe importante competição nacional mais uma vez. O Campeonato Brasileiro teve início na segunda-feira e segue até o dia 26.

O ex-jogador profissional de Hóquei sobre patins, Fernando Louzada de Jesus, que passou boa parte de sua carreira na Europa, voltou para casa com um projeto que almeja atender muitos jovens de Teresópolis e leva-los além do esporte, o Projeto Teresópolis Hóquei Club. “O nosso objetivo com o Hóquei é formar cidadãos através do esporte”, declara ele, que agora ajuda na organização do principal campeonato do país, o Campeonato Brasileiro de Hóquei Sobre Patins com times adultos feminino e masculino, divididos em duas equipes: Teresópolis Hóquei Clube, com os garotos formados através do projeto social, com idades entre 15 e 16 anos já na categoria adulto, e Casa de Portugal Teresópolis, formada pela equipe principal de veteranos.
Como técnico dos dois times masculinos, Fernando conta que a preparação é sempre feita na quadra da Casa de Portugal nas terças, quintas e sábados. E informa que para ingressar nas escolinhas as crianças devem ter até 12 anos. Em entrevista ao Diário, ele também falou do novo projeto com crianças entre 4 e 8 anos em parceria com o Rotary Teresópolis, que funcionará aos sábados às 9h, e convidou a população para assistir ao Brasileiro na Casa de Portugal.
O campeonato acontece na Casa de Portugal de Teresópolis do dia 21/10 ao dia 26/10 com jogos durante todo o dia. A entrada é gratuita, com aceso pelo portão dos fundos da Casa de Portugal na Avenida Delfim Moreira. Aqueles que não conseguirem assistir ao campeonato na Casa de Portugal, poderão acessar a transmissão ao vivo pelo CPT TV.

O campeonato é realizado na Casa de Portugal de Teresópolis do dia 21/10 ao dia 26/10 com jogos durante todo o dia. Foto: Vinicius Barros/ O Diário

Equipes
Grupo A masculino: Casa de Portugal de Teresópolis, Sport Recife, Sertãozinho Hóquei Clube e Casa de Portugal de Petrópolis.
Grupo B masculino: Teresópolis Hóquei Clube, Clube Português do Recife, Mogiana Hóquei Club e Clube Internacional de Regatas Santos
Grupo feminino: Casa de Portugal de Teresópolis, Clube Português do Recife, Mogiana Hóquei Clube e Casa de Portugal de Petrópolis.

Mais sobre o projeto
Neste projeto Fernando conta com a colaboração de um experiente da área, o também ex-jogador Alan Karam. Alan iniciou a vida no hóquei muito cedo, aos nove anos. E aos 17 anos ele foi embora para a Europa onde jogou até os 38 anos. Durante sua carreira Alan fez parte da seleção brasileira e jogou 13 mundiais. Para ele o esporte é tudo. Alan diz não ter nenhuma surpresa com a criação do projeto aqui em Teresópolis e declara toda sua admiração a Fernando que foi seu companheiro anos atrás e garante que o fundador e também técnico das equipes masculinas de Hóquei. “O cara é capacitadíssimo, na minha opinião o melhor formador de talentos do hóquei brasileiro é o Nando. E o fato dele ter aberto uma escolinha aqui na Casa de Portugal é fantástico”, afirma ele. “Esporte é educativo. Eu acho que toda criança deveria jogar um esporte, e o Hóquei é um esporte maravilhoso”, completa Alan. Para o ex-atleta profissional a oportunidade desse projeto social na cidade é um privilégio que deve ser conhecido mais de perto pelo máximo de pessoas possíveis. “Eu acho que toda família de Teresópolis deveria ter uma criança ou um filho jogando aqui hóquei com eles. Não é o fato de se vai se tornar um profissional no futuro ou não, mas é o fato de fazer um esporte com pessoas que vão ensinar a eles inclusive a ser pessoas melhores na vida”, finaliza Alan. ( Colaborou Vinicius Barros)

JOGOS DO DIA 24/10
9h – MHC X THC | MASC
10h45 – CPP_B X CPR |FEM
16h – CPR X CIR |MASC
17h45 – SHC X SCR \MASC
19h15 – CPT X CPP |MASC
21h – CPT X MHC |FEM

*Estagiária

Em entrevista com a Diário TV, Fernando explica como funciona o esporte e conta como surgiu a ideia do projeto. Foto: Vinicius Barros/ O Diário
Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Plantão de inscrições para o Vestibular Cederj em Teresópolis

Paróquia São Cristóvão promove ação social

Cobre apreendido em Teresópolis foi avaliado em R$ 13 mil

Dois homens invadem e furtam drogaria na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE