Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe evento de projeto que dá apoio a mulheres com câncer

“Casa Florescer” foi criado por duas amigas que se conheceram durante o tratamento de quimioterapia

Isla Gomes

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A rede de apoio nesse âmbito é fundamental, não só na esfera do câncer de mama em específico, mas do câncer em si. E, pensando nisso, duas amigas que se conheceram durante as sessões de tratamento com quimioterapia criaram um lindo projeto que visa levar esperança e autoestima para outras mulheres que estejam nessa luta: trata-se do “Casa Florescer”, iniciativa das amigas Bianca Benedetti e Vanessa Almeida. Essa bonita iniciativa tem ampliado seus horizontes e ajudado inclusive moradoras de Teresópolis, como a Administradora Isabel Cristina. “Eu fui diagnosticada com câncer em setembro do ano passado e eu conheci o projeto ‘Casa Florescer’ através das redes sociais, logo eu me conectei com a iniciativa, pois sentia falta de ações aqui na nossa cidade em prol de nós, pacientes oncológicas. Nessa situação nós ficamos muito fragilizadas, com a autoestima baixa e os sentimentos bagunçados, foi por isso que logo que identifiquei com o ‘Casa Florescer’, que dá ênfase ao autocuidado e elevação da autoestima, então eu entrei em contato com as idealizadoras perguntando se tinha a possibilidade de trazer a iniciativa para Teresópolis, para expandirmos nossas experiências e compartilha-las com outras mulheres que necessitam desse cuidado”, explicou Isabel Cristina, em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV.

“Eu fui diagnosticada com câncer em setembro do ano passado e eu conheci o projeto Casa Florescer através das redes sociais, logo eu me conectei com a iniciativa”, declara a teresopolitana Isabel. Foto: Juliana Ludwig/O Diário

Lidar com o diagnóstico de câncer, sem dúvidas, afeta as emoções e principalmente a autoestima das pacientes, pois existe a insegurança causada por perda de cabelo, oscilação do peso, problemas na pele, entre outros efeitos colaterais causados pelos tratamentos e que podem ser notados na aparência. O projeto visa dar o apoio necessário e amparar essas mulheres em todos os sentidos. “Ele surgiu enquanto eu e a Vanessa fazíamos quimioterapia, nós usávamos a mesma touca que previne que o cabelo caia e a partir daí nós nos tornamos amigas e através dessa amizade nós descobrimos que a empatia da dor que uma via na outra fez com que a gente se fortalecesse. Depois disso tivemos a ideia de estender essa rede de apoio a outras mulheres, levando leveza, esperança e elevação da autoestima para elas, então nós passamos a visitar diversos hospitais, levando flores e uma palavra de carinho para as pacientes, a partir daí, a demanda foi crescendo e começamos a fazer reuniões e encontros que se originaram no que hoje é o Projeto Casa Florescer”, declara Bianca Benedetti.

“O projeto surgiu enquanto eu e a Vanessa fazíamos quimioterapia, nós usávamos a mesma touca que previne que o cabelo caia e através dessa amizade nós descobrimos que a empatia da dor que uma via na outra fez com que a gente se fortalecesse e quiséssemos passar isso adiante”, ressalta Bianca Benedetti.

Encontro em Teresópolis
Ampliando os horizontes do projeto, Teresópolis vai contemplar o terceiro encontro realizado por elas, no dia 27 de setembro, às 14h30 no Vilanova Eventos Casa de Festas. “Vai ser uma tarde incrível, com esse encontro nós temos a intenção de levar autoestima e autocuidado para as mulheres em tratamento oncológico, visando fazer todas se olharem como mulheres acima de pacientes, então vai ter um profissional no encontro para poder maquiar essas mulheres, tirar fotos, amarrações de lenços, doações de turbantes, musica ao vivo, gastronomia, bate papo, ou seja, um verdadeiro local de acolhimento onde todas as mulheres estarão passando pelas mesmas situações e com isso poderão encontrar uma na outra essa grande rede de apoio que somos”, ressalta Vanessa Almeida.

“O encontro vai proporcionar uma tarde incrível, com esse encontro nós temos a intenção de levar autoestima e cuidado para as mulheres em tratamento oncológico, visando fazer todas se olharem como mulheres acima de pacientes”, frisa Vanessa Almeida.

Mais sobre
O encontro será realizado na quarta-feira, dia 27 de setembro, no Vilanova Casa de Festas, na Rua Armando Fajardo, 80, Cascata Guarani, às 14h30. As inscrições são feitas através das redes sociais do projeto (@projetocasaflorescer). Se você quiser ajudar o projeto, o PIX é o projetocasaflorescer@gmail.com


Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE