Teresópolis recebe nesta sexta, 15, e sábado, 16, o I Encontro de Numismática de Teresópolis, um evento gratuito que será realizado no Hotel Intercity (Rua Rui Barbosa, próximo à prefeitura), depois de inúmeras solicitações dos numismatas da cidade e região da Serra Verde Imperial para realizar um encontro numismático. Aproximadamente 20 expositores de todo Brasil irão expor moedas, cédulas, medalhas, e todo tipo de material para armazenar as peças além de catálogos e outros utensílios para o colecionador. Estima se um público passante de 200 a 300 pessoas por dia que se distribuirão entre o salão dos expositores (Sala Sino e Dedo de Deus) além da sala de palestras (Sala Pedra da Cruz).
O principal objetivo do evento é fomentar o colecionismo através da numismática em âmbito nacional e internacional como ferramenta cultural e de reinterpretação da nossa história. Busca se também promover a interação entre os maiores expositores do Brasil, colecionadores de todos os estados do país, historiadores, pesquisadores e público em geral em um ambiente agradável, seguro e receptivo.
Após aproximadamente 10 anos o Estado do Rio de Janeiro voltou a sediar um evento deste porte que foi o I Encontro Numismatico de Niterói em 2018, organizado pela Rocha Numismática, e devido ao grande sucesso o que seria um evento anual tornou se um evento semestral e teve o seu formato ampliado para além das 30 mesas de exposições, palestras gratuitas durante os dias do evento e foi expandindo para outros municípios do Estado do Rio de Janeiro como: Teresópolis, Vassouras, Paraty e Raposo (Itaperuna).
“A ideia de realizar o I Encontro de Numismática de Teresópolis corroborou a impressão dos organizadores de que a cidade além de ter inúmeros colecionadores, foi a escolha certa para acolher todo o público aficionado pela história das cédulas, moedas e medalhas do Brasil e do Mundo. Além de movimentar o setor hoteleiro da cidade, a rede de bares e restaurantes e os atrativos turísticos da cidade serão impactados positivamente devido à grande diversidade de cidades do Brasil que estarão presentes no encontro. O cenário mostra se bastante favorável pela franca expansão do mercado numismático no Brasil e pela força dos ávidos novos colecionadores que desfrutarão gratuitamente de dois dias de muita interação com estes segmentos do colecionismo gratuitamente”, relata Felipe Rocha, membro da TurisRio e Numismata.
O Evento faz parte do Calendário da SNB Sociedade Brasileira de Numismática SNB, que participa, apoia e divulga em seu mailing o nosso evento assim como a Casa da Moeda do Brasil que além de apoiar institucionalmente possivelmente participará como expositora em nosso evento e também convidamos para expor o Banco Central do Brasil. “O fortalecimento do calendário de eventos da cidade de Teresópolis e do Estado do Rio de Janeiro além da apresentação dos atrativos turísticos da cidade é um de nossos objetivos e uma de nossas estratégias é ceder uma mesa para a PMN através da Secretaria de Turismo fortalecer esta divulgação durante os dias do evento e apresentar as diversas opções de roteiros e de gastronomia local”, destaca ainda Felipe Rocha.