Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe o 1º Fórum de Saúde Mental

Evento tem como tema "Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais"

Na próxima quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde promove o 1º Fórum de Saúde Mental em Teresópolis. Iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro, o fórum tem como tema a “Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais” e é voltado para profissionais da saúde, Assistência Social e sociedade civil.
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote falou sobre a expectativa para o evento: “Estamos muito felizes em realizar esse primeiro fórum de saúde mental aqui em Teresópolis e iniciamos com esse tema justamente por entendermos que a questão da desinstitucionalização ainda é um assunto muito novo tanto para os profissionais quanto para a sociedade e sabemos apenas a informação correta pode combater o preconceito que ainda existe sobre o tema. Por isso, a nossa expectativa é que as pessoas compareçam ao evento, conheçam melhor toda a questão e saiam de lá com a certeza de que estamos trabalhando cada vez para que saúde de Teresópolis seja referência em toda a região”.
O 1º Fórum de Saúde Mental será realizado no Teatro Municipal de Teresópolis, localizado na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Feliciano Sodré, 675, segundo piso). com início às 9h e encerramento às 17h. Durante o evento serão apresentadas mesa e roda de conversa, mediadas por psicólogos especialistas.

PROGRAMAÇÃO
9h – Credenciamento e Café Da Manhã
10h – Abertura
10:30h – Mesa: Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais. Mediação: Roberta Garcia – Psicóloga, apoiadora da Região Serrana pela SES.
Convidados:
Ana Cloe Loques Marrelli – Psicóloga clínica, Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Docente do curso de Psicologia da UNIFESO e Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Guapimirim
Promotor Rafael Luiz Lemos de Sousa – Promotor de justiça titular da primeira promotoria de justiça de tutela coletiva de Teresópolis e substituindo o promotor de justiça titular da segunda promotoria de justiça de tutela coletiva de Teresópolis.
Bethânia do Carmo Caetano da Silva – Assistente Social da Emulti – Carmo. Mestre em Atenção Psicossocial pelo IPUB
Karla Figueiredo Ribeiro – Assistente Social vinculada à Secretaria Municipal de Direitos da Mulher do Município de Teresópolis. Especialista em Saúde e Gênero (UFF), Gestão de Recursos Humanos (UCAM) e MBA em Políticas Públicas em Direitos Sociais (UNINTER)
13h – Almoço
14h – Roda de conversa: Desinstitucionalização e sua Intersetorialidade – Os efeitos nos trabalhadores da RAPS.
Disparador: Leandro Reis – Psicólogo, especialista em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), Coordenador do CAPSi do Município de Teresópolis
17h – Encerramento

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE