Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis reforça combate ao trabalho infantil

Município cria comissão intersetorial para prevenir e erradicar a situação

Uma cerimônia nesta quinta-feira (27), selou a criação da Comissão Intersetorial do Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a COMPETI (Decreto Municipal nº 6.200/2024), iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através de sua Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Órgão consultivo e deliberativo vinculado à SMASDH, a comissão tem por finalidade propor diretrizes para a erradicação do trabalho infantil no município, bem como acompanhar a execução das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
O evento ocorreu no Teatro Municipal com a presença de autoridades civis e militares e profissionais de vários setores envolvidos na prevenção e combate ao trabalho infantil na cidade, como os Conselhos Tutelares 1 e 2 e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, entre outros. “A intersetorialidade e a transversalidade da nossa política pública são características intrínsecas a ela, pois o combate ao trabalho infantil não tem sucesso sem a participação dos vários setores, seja o Judiciário, a Polícia, o Poder Público, as entidades da sociedade organizada e mesmo a família, que é o nosso foco de atenção. Não existe política pública isolada de assistência social e direitos humanos, até porque as ações de prevenção e combate precisam ser conjuntas”, afirmou Eliane de Moraes Leite, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, acompanhada da coordenadora do PETI em Teresópolis, Renata Pereira.
Membro do Colegiado do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e secretário executivo no Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, o assistente social Deildo dos Santos, da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, apresentou dados estatísticos e causas do trabalho infantil. Entre eles, pobreza, desigualdade social e até mesmo preconceitos culturais que enaltecem a precocidade da entrada no mercado de trabalho – afetando a saúde e o desenvolvimento físico e mental de rianças e adolescentes. Segundo ele, todos os dados, estatísticos, ou subjetivos, são importantes. “Com dados atualizados, se consegue planejar as ações”, garantiu Deildo. “A Comissão Intersetorial é importante porque tem que haver ações conjuntas e ela identifica a hora de cada setor agir. Ela pensa e articula as estratégias a seguir”, explicou.

Mais sobre o programa
O PETI é um importante programa dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas não age e nem pode agir sozinho. Intersetorial por natureza, envolve o referenciamento de crianças e adolescentes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), já que elas tiveram seus direitos violados. E também envolve a Saúde, a Educação, o Trabalho, a Segurança Pública e o Judiciário.

A COMPETI
1 – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: Titular: Renata dos Santos Pereira; Suplente: Tereza Cristina Alvarez dos Santos.
2 – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária: Titular: Patrícia da Conceição Mendes Passos.
3 – Secretaria Municipal de Saúde: Titular: Adriana Nunes Chaves.
4 – Secretaria Municipal de Educação: Titular: Carla da Silveira Ribeiro.
5 – Secretaria Municipal do Esporte e Lazer: Titular: Raquel Garcia Soares.
6 – Secretaria Municipal de Cultura: Titular: Denise Rezende de Mattos.
7 – Secretaria Municipal de Segurança Pública: Titular: Michel Santana Garcia; Suplente: Marcilene Oliveira Teixeira.
8 – Conselho Tutelar 1: Titular: Thiago Ferreira Duque; Suplente: Alessandra Miranda Medeiros;
9 – Conselho Tutelar 2: Titular: Giovanni Moreira Mattos; Suplente: Thaiane Gomes da Costa.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis aplica 1.230 doses no Dia D de Multivacinação

Atleta de Teresópolis brilha no Mundial de Powerlifting, na África do Sul

K9 da GCM de Teresópolis fica em segundo lugar em competição nacional

Ação conjunta resulta na apreensão de arma de fogo e drogas em Teresópolis

PM estuda reconduzir cinco mil policiais inativos à corporação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE