Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis reúne gestores públicos no lançamento do programa ‘TCE Presente’

Realizado nesta quinta-feira, 23/03, em Teresópolis, o lançamento da edição 2023 do programa ‘TCE Presente’, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), lotou o auditório do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto. Desde 2019, o município é Polo da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, período que vem sediando cursos gratuitos de atualização de servidores públicos municipais, estaduais e federais pelo projeto de educação ‘ECG Presente’.

O evento contou com a participação de representantes de vários dos 20 municípios da Região Serrana, entre prefeitos, vereadores, demais gestores e servidores. De Teresópolis, marcaram presença os secretários municipais Gabrielle Guimarães (Administração), Yára Medeiros (Controle Interno), Eliane Moraes (Desenvolvimento Social), Albert Andrade (Defesa Civil), Satiele Santos (Educação), Lucas Pacheco (Governo e Coordenação), Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), Elizabeth Mazzi (Turismo) e o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, com suas equipes técnicas. Também acompanharam a formação equipes das secretarias municipais de Cultura, Ciência e Tecnologia, Direitos da Mulher, Esporte e Lazer e da Procuradoria Geral do Município.

Secretários Gabrielle Guimarães, Yára Medeiros, Lucas Pacheco, Satiele Santos e Albert Andrade com o vice-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco (ao centro)

Voltado aos gestores e servidores públicos, o ‘TCE Presente’ visa a proporcionar orientações para uma gestão efetiva e apresentar as principais atividades do Tribunal, a fim de estimular o aprimoramento da gestão pública e a ampliação da transparência e do controle social.

“Este é um movimento de aproximação do Tribunal com os municípios. Não queremos ser vistos como um órgão isolado e punitivo, mas que dialoga, ensina e orienta sobre as medidas saneadoras necessárias à gestão das contas públicas. Esse papel pedagógico é fundamental”, pontuou o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento. Ele abriu o evento com uma palestra sobre o diálogo interinstitucional com os municípios.

Em sua apresentação, o vice-presidente Márcio Pacheco, que é presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão, falou sobre o papel dos Tribunais de Contas, destacando a importância da ECG para a formação dos gestores e dos servidores públicos. “Mostramos o papel pedagógico, orientador e norteador das políticas públicas para aproximar o TCE-RJ dos jurisdicionados. Colocamos a ECG à disposição de quem presta serviço ao poder público, para que possa se capacitar com os cursos presenciais, on-line e à distância para bem servir a população”, resumiu.

Público acompanha o lançamento do programa ‘TCE Presente’

A solenidade foi encerrada com uma palestra do Sebrae sobre o tema “A Nova Lei de Licitações e o Tratamento Dispensado às Micro e Pequenas Empresas nas Contratações Públicas”.

O ‘TCE Presente’ será levado aos quatro polos previstos para o programa: Macaé/Região dos Lagos (04 de maio), Campos/Região Norte-Noroeste (17 de agosto), Volta Redonda/Região Sul Fluminense (28 de setembro) e Rio de janeiro/Região Metropoliana (21 de novembro).

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE