Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis se prepara para lançar chamada pública para a merenda escolar

Prefeitura informa que continuará capacitando os produtores rurais para participarem das compras públicas da alimentação escolar

Avaliar e aperfeiçoar o planejamento da primeira chamada pública da merenda escolar com gêneros da agricultura familiar de 2022 utilizando recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Este foi o objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira, 17/03, com representantes das secretarias municipais de Educação e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, do Conselho de Alimentação Escolar, da Emater-Rio e da CoopVieira (Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira).

“Será a primeira chamada pública após a Prefeitura ter assumido a produção da merenda escolar para um ano letivo 100% presencial. Por isso a importância de nos estruturamos para garantir ainda mais qualidade para a alimentação servida aos nossos mais de 21 mil alunos da rede municipal de ensino. Outro diferencial este ano são as 17 escolas municipais funcionando em tempo integral e que servem 4 refeições diárias aos estudantes”, pontuou Satiele Santos, secretária municipal de Educação.

A dificuldade de cotação de valores dos gêneros alimentícios foi um ponto sensível apontado para a execução do programa. A situação ocorre devido à oscilação de preços ao longo no ano, às flutuações de mercado e à sazonalidade da safra. Como o procedimento administrativo da chamada pública é demorado e o valor cotado permanece inalterado ao longo da execução do contrato, essa dificuldade pode gerar desequilíbrios e até mesmo prejuízo aos agricultores.

“Uma forma de reduzir esses impactos é a realização de duas chamadas públicas da merenda escolar por ano, medida adotada em 2019 pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen para aprimorar a compra dos gêneros alimentícios e incentivar a participação dos produtores rurais do município neste modelo de aquisição pública”, destacou o secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães,

O programa de compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar integra o ‘Pra Cima Terê’, Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos lançado em 2020 pela Gestão Municipal. “A Prefeitura elabora o cardápio atendendo as necessidades nutricionais e também observando a produção local, a fim de comprar o máximo possível de artigos produzidos em Teresópolis”, explicou Lucas Guimarães.

Proposta apresentada e aprovada foi a retomada dos encontros rurais, reuniões preparatórias que buscam capacitar os agricultores e produtores rurais para que eles possam participar da chamada pública da merenda escolar. “Estamos programando novos encontros rurais, com técnicos de vários setores para orientar os agricultores sobre o que é preciso para participar desse tipo de compra governamental. Essa é uma das iniciativas postas em práticas pela gestão municipal para impulsionar os pequenos negócios locais”, conclui Lucas Guimarães.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE