Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis também é referência em antigomobilismo

Teresópolis tem um enorme potencial turístico e, a cada dia, mesmo sem o necessário investimento do poder público, tem aberto naturalmente novas opções para receber visitantes de várias partes do país e do exterior. Uma delas é a cultura do antigomobilismo, que tem se ficado cada vez mais forte e se tornado um bom caminho para o crescimento do setor. Um grande exemplo disso são os eventos realizados pelo Clube Amigos do Antigo de Teresópolis, grupo local de aficionados pelos automóveis de outras épocas e que este ano deu início ao projeto dos encontros mensais, realizados no terceiro domingo de cada mês com o objetivo de difundir essa paixão e contribuir com o turismo.

Marcello Medeiros

Teresópolis tem um enorme potencial turístico e, a cada dia, mesmo sem o necessário investimento do poder público, tem aberto naturalmente novas opções para receber visitantes de várias partes do país e do exterior. Uma delas é a cultura do antigomobilismo, que tem se ficado cada vez mais forte e se tornado um bom caminho para o crescimento do setor. Um grande exemplo disso são os eventos realizados pelo Clube Amigos do Antigo de Teresópolis, grupo local de aficionados pelos automóveis de outras épocas e que este ano deu início ao projeto dos encontros mensais, realizados no terceiro domingo de cada mês com o objetivo de difundir essa paixão e contribuir com o turismo.

Apesar de pensados inicialmente para reunir os teresopolitanos que possuem carros, motos e caminhões antigos, os eventos realizados em meados de janeiro e no último domingo receberam grande número de participantes de outros municípios. “Quando se fala em Teresópolis, o pessoal já gosta naturalmente. É uma cidade bonita, com um clima legal, segura, e para onde o pessoal gosta de passear. Só o nome da nossa cidade já é um grande cartão de apresentação para esse tipo de evento”, destaca o Presidente do CAAT, Leonardo Campos Filho. “Esse nosso encontro mensal é um presente para a cidade de Teresópolis, que sempre recebeu tão bem o público de fora, e agora a gente quer prestigiar o público daqui. Quem tem um carro antigo e quer dar volta fim de semana, quer botar carro rodar e conversar com outros apaixonados, aqui é o lugar. É um público familiar em um local onde prezamos pela segurança e um evento confortável. Faz tempo que buscávamos realizar esse plano e agora até com apoio da PMT conseguimos realizar”, completa o vice-presidente José Guilherme Guedes.

O local escolhido para os encontros mensais foi a Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, que por vários anos recebeu grandes e bonitos eventos relacionados a esse tipo de cultura, sendo os primeiros e mais tradicionais os que tinham como responsável o Teresópolis Clube de Automóveis Antigos, que tinha à frente o antigomobilista Robison Ferreira. Com o fim do TCAA, o Amigos do Antigo, criado em 2009, assumiu a grande responsabilidade de continuar trabalhando essa paixão no município e não deixou a peteca cair. Pelo contrário, nos últimos anos os todos os eventos tiveram grande número de participantes, em uma crescente a cada exposição realizada, e mais recentemente inclusive foi oficializada a junção com o Teresópolis Volks Club.

Nos dois primeiros encontros mensais puderam ser admirados de perto veículos de várias épocas, desde os “comuns” e apaixonantes Fuscas a caminhonetes raras e potentes carros de diferentes épocas, como um Mustang 2010 e um Maverick dos anos 70 que nada deixa a dever ao mais moderno esportivo da Ford. Mesmo considerados menores e sem a necessidade de inscrição ou exigências em relação a conservação e originalidade, os dois primeiros eventos receberam aproximadamente 200 veículos cada um, sendo a grande parte raridades que não são vistas frequentemente nas ruas.

“Evento de luxo”

Muitos dos carros e motocicletas que foram vistos ou ainda serão expostos no Parque Regadas até o mês de junho poderão ser admirados novamente nos dias 07 e 08 de julho, quando os gramados do Golf Clube receberão a 35ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. Além de dois dias e presença de veículos com poucos exemplares no país, a nova fase do evento, que busca inspiração em grandes encontros do tipo, como o de Águas de Lindóia, em São Paulo, haverá o sorteio de um clássico produzido em terras brasileiras. “Vamos sortear um carro 100% nacional, um Gurgel BR-800, ano 1991, muito famoso na época. Esse foi modificado por nossa equipe e conta com um motor especial, de moto, que o deixou fantástico de andar. É um carrinho divertido, bom de andar, e com certeza todo fã dos antigos gostaria de ter um no seu acervo. As pessoas que quiserem participar podem entrar em nosso site e comprar uma rifa ou comprar diretamente com nossa equipe no dia”, explica José Guilherme. Mais informações sobre o sorteio no site amigosdoantigo.com.br

Volks e Amigos juntos

Importante destacar também que no dia 30 de janeiro passado foi oficializada a junção do Amigos do Antigo com o Volks Clube de Teresópolis, que por quase 20 anos promoveu a cultura antigomobilista no município. “O Sr. Joel Seixas, presidente do Volks Clube também foi responsável por conferir a muitos veículos o importante Certificado de Originalidade. Sua atuação na Federação Brasileira de Veículos Antigos como Diretor Regional da Região Serrana do Rio de Janeiro o tornou referência na emissão de placas pretas no interior do estado e na importância desta atividade. Já o Amigos do Antigo é responsável por dar sequência a mais de 35 anos de realização da Exposição de Antigos de Teresópolis e o tem feito desde 2009. Reunidos em Assembleia Geral Ordinária realizamos a eleição de nova diretoria, alteramos a nomenclatura para Amigos do Antigo de Teresópolis e atualizamos o estatuto. Começamos assim, um novo capítulo na história dos dois clubes. A trajetória a partir de agora é traçada pelas mãos de duas diferentes gerações, mas que unidas formam um time exemplar no legado do antigomobilismo e nas boas práticas na certificação de originalidade, meta principal para os próximos anos”, destaca Leonardo Campos Filho.

 Carro 100% nacional, um Gurgel BR-800, ano 1991, equipado com motor de moto, será sorteado no evento do mês de julho

 

 

 

 

 

 

 O local escolhido para os encontros mensais foi a Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, que por vários anos recebeu grandes e bonitos eventos relacionados a esse tipo de cultura

 

 

 

 

 

 

 "Esse nosso encontro mensal é um presente para a cidade de Teresópolis, que sempre recebeu tão bem o público de fora, e agora a gente quer prestigiar o público daqui”, relata José Guilherme Guedes

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 14/05/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis