Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis terá parque exclusivo para recreação dos cães

Lei publicada em Diário Oficial estabelece normas e obrigações do novo espaço

Maria Eduarda Maia

Quem convive com cachorro sabe: não tem nada que eles amem, os deixando mais felizes, do que correr, brincar e fazer outros ‘aumigos’. Pensando nisso, Teresópolis passará a contar com um espaço público exclusivo dos peludos. Foi publicada em Diário Oficial a Lei Nº 4.626, que cria o ‘Pet Parque ParCão’ no município, um espaço destinado exclusivamente para a recreação desses animais.
Ainda de acordo com o documento, os objetivos que foram traçados para essa grande novidade incluem uma melhoria da qualidade de vida e lazer desses animais e a garantia aos cães e seus tutores locais em que possam interagir livremente, de forma segura e agradável.
A escolha do local para a instalação da nova área de lazer em Teresópolis cabe ao Poder Executivo, que definirá os órgãos competentes para ações relacionados ao ‘Pet Parque Parcão’, os tamanhos das áreas e equipamentos recreacionais, além de instalação de bebedouros acessíveis para cachorros de todos os tamanhos e lixeiras. Ainda não foi informado onde será dado o pontapé inicial do projeto.

Regras para funcionamento
Segundo a lei municipal, o parque só será permitida a entrada de animais saudáveis e devidamente acompanhados de seus tutores, sendo proibida a permanência dos mesmos sem seus acompanhantes.
Apesar de ainda não ter local definido, o projeto estabelece diretrizes para o funcionamento do parque. Será obrigatório no ‘ParCão’ o uso de focinheira nos cães relacionados na Lei Estadual nº 4.597/2005; uso de coleira com identificação do proprietário do animal, com nome, CPF, telefone e endereço; vacinação dos animais (inclusive com a vacina antirrábica e a V8, V10 ou equivalente). Os cães também devem estar vermifugados e com controle de pulgas e carrapatos em dia.
As regras de convivência que visam garantir com que todos possam aproveitar o espaço da melhor maneira possível e com tranquilidade também já foram definidas. Não será permitido no Pet Parque a entrada de cadelas no cio; o ingresso de cães utilizando enforcadores, coleiras pontiagudas ou que apresentem risco para o próprio animal ou outros frequentadores do local; e a entrada de qualquer alimento.
A lei municipal publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (03) também define que o ‘ParCão’ deverá dispor de local adequado para despejo dos excrementos dos animais, cabendo aos seus tutores o recolhimento desses dejetos.

Orçamento
O documento também informa que as despesas decorrentes para a execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo o Poder Público realizar convênios ou parcerias com a iniciativa privada, empresas, associações ou órgãos privados ou estatais, com o objetivo de viabilizar a preparação e o funcionamento do espaço ‘ParCão’ em Teresópolis.

Teresópolis 27/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Tombamento de carreta interdita BR-116 no sentido Teresópolis

Concurso da Prefeitura: ajustes finais para a liberação do edital

Suspeito de furto em mercado é preso no bairro do Alto

Bairro do Alto poderá ter novos prédios com até 20 andares

Estudo inédito mapeia mamíferos encontrados no Parque Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE