No próximo domingo, 6 de outubro, dia das eleições municipais, o serviço de ônibus em Teresópolis será operado de forma gratuita para a população e terá a grade de horários dos dias úteis. A gratuidade no transporte público nas eleições é uma determinação do Superior Tribunal Federal (STF), regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para garantir que todo o eleitorado participe do pleito, independente de condição econômica ou localização. O transporte gratuito no dia da eleição é uma atribuição do poder público conforme os termos da Resolução nº 23.736/24 do Tribunal Superior Eleitoral e, por isso, toda a operação será custeada pela Prefeitura Municipal de Teresópolis.
A gratuidade nos ônibus da cidade terá início às 6h e segue até às 20h do domingo (06), de acordo com o estipulado pelo município. As viações orientam à população que, nesse período, o passageiro, independente da sua idade, deverá embarcar normalmente pela porta da frente e passar pela roleta sem nenhuma cobrança tarifária, nem a necessidade de apresentar nenhum documento.
Toda frota de 94 ônibus da cidade estará nas ruas e a operação contará com o apoio de equipes operacionais e o acompanhamento em tempo real do Centro de Controle de Operação na garagem. Em média, as viações Dedo de Deus e 1º de Março operam com 1.230 viagens nos dias úteis mas, devido a eleição e a gratuidade total na maior parte do dia, as empresas vão monitorar um possível crescimento da demanda de embarques, já que, pela primeira vez, a cidade terá gratuidade no transporte nas eleições e não possui histórico anterior do movimento sem cobrança de tarifa.