Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai receber a 6ª Conferência Municipal das Cidades

Tendo como foco a criação de municípios inclusivos e sustentáveis, evento será realizado em julho

A 6ª Conferência Municipal das Cidades, em Teresópolis, será promovida nos próximos dias 3 e 4 de julho, das 9h às 17h, no Auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488 – Várzea). O encontro será realizado pelo Conselho Municipal da Cidade, por meio da Comissão Organizadora. O Regimento Interno da Conferência será publicado no Diário Oficial do município (www.teresopolis.rj.gov.br) no próximo dia 24. A partir desta data, estarão abertas as inscrições para os interessados em participar como Delegados (com direito a voz e voto), observadores e comunidade em geral (com direito a voz). Aberto ao público em geral, o encontro vai debater políticas públicas relacionadas à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A Conferência tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O intuito é debater as principais questões da área, com participação da sociedade civil, dos entes da federação e de órgãos representativos. O resultado da reunião será apresentado e debatido na 6ª Conferência Estadual das Cidades, no Rio de Janeiro, em data e local a serem confirmados. O principal objetivo da etapa preparatória é identificar e enfrentar esses desafios, registrada a necessidade da construção de uma Política Municipal de Desenvolvimento Urbano que induza a redução das desigualdades socioespaciais, complementando o Estatuto da Cidade no sentido da promoção da reforma urbana.

Temas do debate
A 6ª Conferência Municipal das Cidades terá três eixos de debate, com o objetivo de propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta. As discussões devem ser pautadas nas políticas e diretrizes específicas do PNDU e os 18 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, observando e propondo ações junto ao Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis – RJ.
São Temas Específicos da 6ª Conferência Municipal das Cidades, organizados por Eixo de Debate: Eixo 1: Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas: Habitação e regularização fundiária; Saneamento básico; e Mobilidade urbana. Eixo 2: Gestão Estratégica e Financiamento: Fortalecimento e integração dos Conselhos Municipais; O Plano Diretor como indutor do desenvolvimento sustentável, igualitário e acessível; A qualidade dos serviços públicos e o acesso gratuito pela população. Eixo 3: Grandes Temas Transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; Transformação digital e território; Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares.

Mais sobre o evento
A Conferência contará com Plenária de Abertura, Painel Expositivo Grupos de Debates (GD) e Plenária Final. A Plenária de Abertura terá como objetivo dar boas-vindas aos Delegados, Observadores e Comunidade em Geral, e contará com Mesa de Coordenação dos Trabalhos com a seguinte composição: Prefeito Municipal; Representante do Legislativo Municipal; Representante do Judiciário; Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Teresópolis – RJ; Presidente da Comissão Organizadora, neste ato, atuando como o Presidente da 6ª Conferência Municipal das Cidades; quatro membros da Comissão Organizadora, sendo um de cada segmento representativo que a compõe. Será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da 6ª Conferência Municipal das Cidades.

Comissão Organizadora
Nomeada pelo Conselho Municipal da Cidade de Teresópolis, a Comissão Organizadora da Conferência foi instituída por meio da Portaria CMC Nº 1/2024 e é composta por representantes do Poder Público, através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Direitos da Mulher, e Projetos Especiais; Movimentos Sociais, como associações de moradores; entidades profissionais e instituições de pesquisa, como a Universidade Estácio de Sá; e representantes dos trabalhadores, por meio do Sindicato Rural. O presidente da Comissão é o Ouvidor Municipal Lucas Guimarães. “A Comissão vai elaborar o Regimento Interno da Conferência, respeitadas as diretrizes do regimento da etapa estadual da conferência. Vamos planejar a infraestrutura para a realização da etapa municipal, aqui em Teresópolis. Mobilizar a sociedade civil e o poder público para participação na conferência, bem como nas próximas etapas Estadual e Nacional”, frisou Lucas Guimarães. A Comissão também ficará responsável pela elaboração do relatório final da 6ª Conferência Municipal e preencher o formulário de adesão à etapa estadual do encontro.

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis caminha para ser um dos maiores produtores de vinho do Sudeste

Há 75 anos uma teresopolitana pisava no Dedo de Deus pela primeira vez

“Cantinho das Cerejeiras” faz sucesso em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Rio: Polícia prende 6 suspeitos de fraudar agências bancárias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE