Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Vinicius Claussen faz avaliação positiva de 2022 e projeta Ano Novo

Prefeito diz que “eleições de 2024 já interferem nos atos do legislativo” e garante espaço para todos trabalharem

Luiz Bandeira

O ano de 2022 começou com a promessa de muitas obras estruturantes para Teresópolis, muitas delas atendendo demandas do governo municipal, reivindicadas junto ao governo do estado, aproveitando o fato do prefeito Vinicius Claussen e o governador Claudio Castro deixarem bem explícita a relação de parceria em prol da região, em especial, beneficiando a cidade de Teresópolis. Reforma da Teresópolis-Friburgo, Segurança Presente e “Operação Asfalto Novo” foram algumas conquistas importantes que já atendem a população, porém muitos outros anúncios feitos no início do ano não foram concluídos e ainda são alvos de críticas caso, por exemplo, da reforma da Feirinha do Alto e da revitalização da rodoviária e entorno, obras essas que estão atrasadas causando transtornos e prejuízos. Na percepção final, quando confrontamos prós e contras, o ano 2022 parece ter terminado com saldo positivo para a cidade de Teresópolis, mas fica a sensação de que muito se prometeu, porém nem toda promessa rendeu o prometido.
Em entrevista na última quarta-feira, 28, pedimos ao prefeito que fizesse uma avaliação deste ano que está acabando. O mandatário afirmou inicialmente que é preciso agradecer por tudo o que passou em 2022. “A palavra que fica aqui é gratidão acima de tudo, gratidão a Deus por nos permitir servir com amor, com orgulho e com muita honra o município de Teresópolis. Sou nascido, eu sou raiz dessa cidade e tenho muita paixão realmente por Teresópolis e poder servir ao lado de profissionais comprometidos, pessoas que querem realmente entregar o melhor pra cidade, que são os secretários, os subs, enfim, toda a nossa equipe de servidores. Quero agradecer aqui e dar os parabéns também, ao trabalho de 2022, um ano de muitos anúncios, de muitas entregas”, exaltou Vinicius.
Em seguida o prefeito destacou a já mencionada parceria estabelecida com o governo do estado que vem empenhando grandes investimentos em obras no município. “Ao governador Claudio Castro tenho que agradecer, pois ele entendeu a necessidade de investirmos em Teresópolis, de ter uma cidade mais próspera, mais justa, mais humana acima de tudo”. Vinicius enumerou como ações positivas de seu governo, o aporte de investimentos do governo do estado na cidade, que possibilitaram o recapeamento da RJ-130, a implantação do programa de policiamento de proximidade Segurança Presente, cerca de 50 quilômetros de asfalto assentado por empresa contratada pelo estado, reforma da Ponte do Imbuí, contenção de encostas nos bairros Salaco, Salaquinho e Granja Florestal, mesmo trabalho que vem sendo finalizado no Jardim Féo e Espanhol. Todas essas obras são bancadas com recursos provenientes do governo do estado.

Prefeito Vinicius Claussen faz avaliação positiva de seu governo em 2022 e projeta dificuldades em 2023 diante das pautas políticas do legislativo já visando eleições municipais em 2024

Próximas obras
O prefeito anunciou também duas obras importantes que ainda serão realizadas em 2023, uma pelo estado, o lançamento de 500 unidades habitacionais na Fazenda Ermitage, e outra pelo governo federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes), a construção de contenções no Corte da Barra. “Agora no iniciozinho de janeiro, fiz uma reunião hoje, 28, com o Dnit, com a empresa que ganhou a licitação do governo federal, nós vamos fazer ali também a proteção do Corte da Barra, então todo o Corte da Barra vai receber investimento que já se fazia necessário há muito anos pra trazer mais proteção aos usuários”, anunciou o prefeito.
Claussen disse ainda que em 2022 houve um maior cuidado do seu governo com questões sociais. “Nós temos projetos que mechem bastante, porque a gente entende que o social principalmente é a pauta do momento, então o ‘Café Popular’, o ‘Café do Trabalhador”, a ‘Sopa Popular’, onde nós servimos mais de 100 mil refeições nesse ano de 2022”. Ele revelou ainda, que a despeito de uma crise financeira global, conseguiu conceder benefícios aos servidores públicos do município. “Finalizando um ano difícil né, realmente, um ano de inflação, um ano de eleição nacional, um ano de guerra, por que a gente sabe que existe uma economia globalizada onde mais de 70% de aumento do diesel, então a administração pública tem que fazer ali aditivos, tem que reequilibrar valores de contrato, nós fizemos a implantação final do PCCS dos servidores completando ali quase 20% de reestruturação salarial esse ano, demos mais de 12% de revisão geral anual aos professores, pagamos abono também aos professores”, comemorou o prefeito.

“Uma cidade que graças a Deus e a muito trabalho, voltou a ter paz, voltou a ter credibilidade, que está com as contas de 2021 aprovada pelo Tribunal de Contas, que está fora do CAUC, está com o nome limpo”, garante o prefeito

Saúde
Na área de saúde, Vinicius Claussen apresentou números positivos no atendimento de urgência e de atenção primária. “Um ano também que nós completamos um ano do nosso SAMU, que foi completado agora no dia 23 de dezembro, com mais de seis mil atendimentos em um ano, completamos toda a rede de atenção básica, saímos de 10 equipes pra 33 equipes, aumentando de 24% para 64% a atenção primária, que pra mim é uma das partes mais importantes da saúde, porque consegue ali promover esse primeiro acesso, pra acompanhar a saúde da família ao longo da sua vida, prevenir doenças sérias e em geral, acima de tudo da saúde da família”, destacou o prefeito.
Ainda abordando investimentos na saúde, questionamos ao prefeito se havia alguma certeza quanto ao anuncio do governador, que prometeu, em uma das visitas feitas ao município, a construção de um Hospital Estadual Regional, em Teresópolis. “Foi um pedido que eu fiz diretamente ao governador Claudio Castro, se eu não me engano em setembro desse ano agora, e ele prontamente demonstrou comprometimento em fazer o Hospital Estadual Regional, entendendo que faz parte do plano de governo dele implantar um hospital em cada uma das oito Regiões Administrativas, e a nossa Região Serrana ainda não tem um hospital estadual regional de referência. Então eu explique pra ele a nossa localização que ela é privilegiada… No dia dois agora, na segunda-feira, na posse dos novos secretários estaduais, às dez horas da manhã, no Palácio Guanabara e ali nós vamos ter noção de quem são esses secretários, de quem que vai assumir junto com o governador esse segundo mandato dele e prontamente essa vai ser a pauta número um pra que a gente defina o terreno e eu já tenho esse terreno já na mente, já estudei as possibilidades, quero trazer o governador pra visitar o terreno e tão logo lançar a ‘Pedra Fundamental’, nesse grande sonho da cidade, não é o sonho do Vinicius é o sonho do teresopolitano, é o sonho de todos que moram na Serra Fluminense, ter um Hospital Regional referência pra chamar de seu”, garantiu o prefeito.

Futuro
Vinicius Claussen demostrou uma visão positiva do seu governo neste ano. “E uma Teresópolis com o canteiro florido, uma Teresópolis preparada e iluminada para o Natal, uma cidade que graças a Deus e a muito trabalho, voltou a ter paz, voltou a ter credibilidade, que está com as contas de 2021 aprovada pelo Tribunal de Contas, que está fora do CAUC, está com o nome limpo e a gente segue aqui trabalhando e honrando a missão que Deus nos deu”, avaliou o prefeito.
Agora que 2022 praticamente acabou, é hora da saber quais os planos do prefeito, para o próximo ano da cidade. “2023 chega com dois anos pra gente finalizar o nosso segundo mandato, eu tenho certeza que nossa relação com a Câmara ela só tende a melhorar, nós entendemos que os últimos movimentos eles são legítimos (citando a CP aberta contra ele), nós respeitamos esses movimentos e é claro que existe uma eleição de 2024, que acaba agora sendo o foco, a pauta política da cidade, então é natural entender que alguns movimentos são feitos, da nossa parte sempre tem diálogo, sempre vamos receber os parlamentares. Agora foi aprovada recentemente também o orçamento impositivo, onde os vereadores vão indicar algumas emendas, fazer emendas ao orçamento, principalmente na área da saúde, eu acho que 80% é para a parte da saúde, nós vamos executar juntos, eu vejo isso como um movimento legítimo onde o legislativo quer participar da execução orçamentária do município e dessa forma a gente consegue abrir espaço pra que todos possam fazer o seu trabalho”, finalizou Vinicius Claussen.

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

FEIRINHA DO ALTO EM HORÁRIO ESPECIAL. Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE