Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitano compra celular furtado e entrega na 110ª DP

Ele só percebeu que havia adquirido produto ilícito após mais de um ano de uso

Somente um ano e três meses depois de comprar um telefone Samsung Galaxy A11 de um homem que encontrou em via pública, pelo valor de R$ 300, um morador de Teresópolis desconfiou que poderia haver algo errado com o aparelho. Ao saber de campanha da Polícia Civil visando recuperar celulares tomados por ladrões, ele procurou a 110ª Delegacia de Polícia para consultar a situação e descobriu que se tratava de produto de furto. O Samsung ficou apreendido e a pessoa autuada por receptação culposa, crime de adquirir ou receber um bem que é produto de um crime, mas sem intenção (dolo), agindo apenas por negligência ou imprudência.
Segundo o entendimento legal, o homem deveria ter desconfiado da origem ilícita do objeto, por exemplo, por seu preço ser muito abaixo do valor de mercado. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano, ou multa. Também de acordo com relato do teresopolitano, o homem que lhe vendeu o celular é pardo, tem aproximadamente 25 anos, 1,60 de altura, cabelo crespo, e lhe abordou em um ponto de ônibus na Várzea dizendo que precisava de dinheiro para cuidar da saúde da mãe, que estaria internada em hospital do município.

A campanha da PCERJ
Em meados do ano, a Polícia Civil do Rio de Janeiro começou a enviar notificações para celulares roubados ou furtados e que foram habilitados em uma nova linha telefônica. A medida integra uma nova fase da Operação Rastreio, que tem como objetivo combater roubos, furtos, receptação e fraudes envolvendo aparelhos celulares em todo o estado. 
As notificações foram enviadas por WhatsApp para cerca de três mil aparelhos. Na mensagem, o usuário é comunicado de que precisará devolver o aparelho na delegacia e prestar esclarecimentos, em até 72 horas. Todos os celulares serão periciados e, posteriormente, restituídos aos legítimos proprietários, muitos deles ainda pagando o parcelamento da compra. Segundo a Polícia Civil, quem não entregar o telefone será responsabilizado criminalmente por receptação dolosa.  A pessoa que tiver qualquer impedimento para cumprir o prazo deve fazer contato com o telefone da delegacia, o mesmo que enviou a mensagem, para explicar a situação.

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Acidente quase termina em tragédia

Polícia investiga mais um ‘motoqueiro exibicionista’ em Teresópolis

Ladrão invade loja na Tenente Luiz Meirelles

Teresopolitano compra celular furtado e entrega na 110ª DP

Homem é detido após furtar casa da ex-namorada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE