Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitanos mobilizam campanhas para socorrer Petrópolis

Água mineral, itens de higiene básica, alimentos não perecíveis, roupas e colchões são os mais necessários nesse momento

Luiz Bandeira

Várias entidades estão se mobilizando nesse momento de dor, desespero e de muitas perdas em consequência das fortes chuvas que atingiram Petrópolis no fim da tarde desta terça-feira, 15. Pelas redes sociais, teresopolitanos se movimentam em campanhas voluntárias de arrecadação de donativos, água mineral e alimentos não perecíveis para atender vítimas da chuva na cidade vizinha. A Prefeitura de Teresópolis afirmou através da Assessoria de Comunicação que está em constante contato com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo e que “colocou toda a estrutura do município à disposição para ajudar”, sendo montada uma força tarefa sob a coordenação do Coronel Flávio Castro, secretário de Meio Ambiente, que ficará a frente das ações de apoio envolvem equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Educação e de Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Segurança Pública enviou uma guarnição com 10 Guardas Civis Municipais, que ficarão à disposição de Petrópolis para apoio às ações locais de trânsito. A Secretaria de Desenvolvimento Social também foi orientada a reunir um grupo de assistentes sociais para enviar ao município vizinho.
O presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcelos disse que a casa está solidária a dor do petropolitano pelas perdas no município vizinho e que mantém contato com autoridades de Petrópolis na intenção de prestar apoio no que for necessário nesse momento de amparo às vítimas e reconstrução da cidade. O edil retomou a campanha “Compartilha Teresópolis”, identificada com um cartaz fixado em carrinhos nos supermercados da cidade, onde as pessoas poderão depositar sua contribuição. “Nós que passamos por isso na Tragédia de 2011 sabemos muito bem que a coisa não é fácil”, lembra Leonardo Vasconcelos.
O governo municipal também iniciou uma campanha de arrecadação de água mineral e alimentos não perecíveis para as vítimas da chuva em Petrópolis. Os pontos de entrega são os CRAS de Teresópolis, localizados nos bairros do Alto, Barroso, Bonsucesso, Meudon, Fischer, Fazenda Ermitage e São Pedro; a Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima) e o Centro Administrativo Municipal no antigo Fórum (Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea).

Outros pontos de doação
Entidades da sociedade civil prontamente se movimentam no sentido de atender às necessidades primárias dos atingidos pela tragédia em Petrópolis. A OAB Teresópolis, em poucas horas, já conseguiu arrecadar uma boa quantidade de donativos. A advogada Giseli Victer, Secretária Adjunta da instituição, que tem à frente o advogado Édio Ribeiro de Paula, esteve na redação do jornal O Diário e falou sobre a campanha. “Nós estamos fazendo essa campanha de arrecadação onde as pessoas podem entregar os donativos na sede da OAB em Teresópolis, na Rua Heitor de Moura Estevão, 270. Itens básicos de higiene pessoal, água mineral, mantas e cobertores, colchonetes, vários itens que as pessoas podem doar, pois Petrópolis está precisando mesmo. Assim que a OAB tomou ciência de tudo que estava acontecendo, começamos a campanha nas mídias, nós temos um Instagram que pode ser acessado e lá tem todas as informações necessárias”, destacou a representante da OAB Teresópolis.
Entre outras entidades mobilizadas são: SESC Alpina (Rua Candido Portinari, 837, Golf – telefone (21) 98200 2112), ACIAT (Avenida J.J. de Araújo Regadas, 142, salas 1-4 Centro), Igreja Lagoinha (Avenida Lúcio Meira, 833 Várzea), 30º BPM e 16º GBM (Rua Guandu, 680, Pimenteiras) e Casa de Portugal. (Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea).

Chuva forte para Teresópolis
A previsão do tempo para os próximos dias em Teresópolis é de chuva. A Defesa Civil de Teresópolis alerta que a cidade segue em estágio de atenção e monitorando os bairros, pois ainda estão em vigência os alertas de chuva intensa para esta quarta, 16. Nas últimas horas foram registradas cinco ocorrências. Não houve vítimas, nem desabrigados ou desalojados. Os maiores volumes de chuva registrados foram de 61,8 mm/h na Coreia e de 31,8 mm/h no bairro Quinta-Lebrão. A população deve ficar atenta aos alertas emitidos via SMS e às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em caso de Emergência, a orientação é procurar locais seguros e ligar 199.

Foto: Tânia Rego – Agência Brasil

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE