Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Thiago Pampolha anuncia investimentos em inovação para o meio ambiente

Estado lançou o primeiro hub tecnológico da economia do mar na América Latina, nesta segunda-feira (17/4)

O Rio de Janeiro vai investir, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, R$ 14 milhões no financiamento de projetos de sustentabilidade ambiental. A iniciativa inovadora tem parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e vai regulamentar e implementar um hub de startups com soluções para os desafios ambientais do estado. O lançamento foi feito pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, nesta segunda-feira (17/4).

Segundo Thiago Pampolha, que também é secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, haverá um esforço conjunto para que todos os setores da sociedade se envolvam com as empresas e startups para a mais nova missão do Rio de Janeiro.

  • O Blue Rio vem ao encontro do momento estratégico que o nosso estado atravessa, com grandes investimentos em políticas ambientais e sinergia entre desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas. Estamos novamente colocando o território fluminense em uma posição de vanguarda, não somente no Brasil, mas também na América Latina – afirmou Pampolha.

O primeiro eixo do projeto é o BlueRio, programa colaborativo dedicado à economia do mar, pioneiro na América Latina. Ele é uma parceria da secretaria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil. O objetivo é atrair startups com soluções tecnológicas para o setor marítimo, que é uma vocação do estado do Rio. O hub de inovação é inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo e já reúne diversas empresas parceiras nacionais e internacionais. No estado, ele vai atrair soluções para cinco macro áreas estratégicas de impacto: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, responsável agora também pelo Blue Rio, desenvolve diversas ações em concordância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre elas, o Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), o Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), o Sanear Guandu, além de políticas para água de reúso e logística reversa e o Ambiente Jovem, o maior programa de educação ambiental do Brasil.

A nova iniciativa do Governo do Estado é inédita na América Latina. O projeto, inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo, já reúne diversas empresas parceiras nacionais e internacionais, como a GALP, a Oceanpact, Vibra Energia, Águas do Rio e outras.

Categoria:

Ambiente

Tags

Compartilhe:

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como pedir a renovação ou a segunda via da CNH pelo Posto Digital

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Dia Mundial do Lazer: Sesc oferece atividades que unem tecnologia e diversão

Mulher presa após furtar 19 peças de roupa e calçados em loja na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE