Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Thiago Pampolha assina termo de cooperação ambiental entre o Estado do Rio e Romênia

Documento prevê acordo bilateral para fomentar ações de enfrentamento às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável

O governador em exercício, Thiago Pampolha, e o presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, firmaram, nesta quarta-feira, 19, no Palácio Guanabara, um Memorando de Entendimento de Cooperação Ambiental entre o Estado do Rio de Janeiro e a Romênia. O termo prevê ações bilaterais para promover práticas de desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade e de ecossistemas e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Na ocasião, as autoridades trocaram experiências dos dois países no âmbito da educação ambiental, como o programa Romênia Educada, desenvolvido pelo presidente romeno, e o Ambiente Jovem, idealizado por Pampolha.
Thiago Pampolha destacou o momento de resgate econômico e prosperidade atual que o Rio vive. “Hoje nós temos condições de fazer investimentos e iniciar ações na área ambiental. Isso é muito importante para que acordos não fiquem só num papel cerimonioso, mas que comecemos a partir para a ação. A promoção de um desenvolvimento econômico mais sustentável e atento à saúde e bem-estar das futuras gerações é um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas”, declarou Pampolha.
O governador em exercício ressaltou ainda que, mediante o acordo, ficam previstas atividades de cooperação como troca de experiências e de informações técnico-científicas, treinamentos, reuniões e workshops, além do apoio a projetos internacionais para solucionar problemas ambientais regionais e globais. “Sabemos que aqui no Rio de Janeiro já foram implementadas muitas medidas de enfrentamento às mudanças climáticas e, por isso, gostaríamos de parabenizar. Estamos muito contentes de estar aqui porque nossos países têm uma relação muito amistosa para cultivar ações bilaterais”, elogiou o presidente romeno, Klaus Werner Iohannis.
Com a assinatura do termo de cooperação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro garante ações conjuntas entre autoridades nacionais ambientais, reconhecendo que muitos problemas ambientais ultrapassam fronteiras geográficas.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 02/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Gás do Povo: saiba quem pode participar e como receber o benefício

Enel tem 950 vagas abertas para eletricistas

‘Na Rota da Inclusão’ trabalha a conscientização do autismo em Teresópolis

Conselho de Meio Ambiente visita obras da estação de esgoto em Teresópolis

Policiais do 30º BPM salvam criança engasgada em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE