Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo faz balanço positivo dos seis dias de folia em Teresópolis

Eventos no Alto, na Várzea e no interior alegraram a população e os visitantes que procuraram segurança e a tranquilidade sem abrir mão da folia

Luiz Bandeira

O Carnaval deste ano foi marcado como o primeiro sem restrições após a pandemia, isso gerou grande expectativa na população que se mobilizou para brincar os quatro dias de festa. Moradores e visitantes de Teresópolis curtiram seis dias de pura alegria e diversão no “Carnaval Terê Alegria em Família”, de 16, quinta-feira, quando saiu o tradicional Bloco Piranhas da Serra, a 21 de fevereiro, a chamada terça-feira gorda, último dia de folia. A programação de eventos gratuitos promovidos pelo município atendeu todo tipo de público, de crianças de colo aos idosos, dos que gostam de samba aos que curtem mais um rock, atendeu também aqueles visitantes que fugiram da agitação dos grandes centros em busca da paz e do sossego da Serra.
Receber visitantes é uma vocação histórica do município e para receber bem é necessário planejar e oferecer estrutura suficiente para atender o turista, uma atribuição do governo municipal, principal gestor dos atrativos turísticos da cidade. A secretária municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi, em entrevista ao Diário nesta quarta-feira, 22, disse que o governo aproveitou a mesma estrutura já empenhada em eventos passados, mas que para este ano a ideia era promover a festa com tranquilidade e segurança para todos. “Carnaval Terê Alegria Em Família, esse título diz tudo que é a nossa proposta. Ao invés de um carnaval em que você tem aquela farra exagerada, um movimento até muito tarde, o que a gente quer aqui é preservar o que a cidade tem de melhor, sem deixar de ter essa alegria. Houve uma diferença esse ano sim, porque até por conta da data ser exatamente aquela, a gente pôde promover e organizar, junto a todas as secretarias, eventos em vários pontos da cidade”.

Muitas atrações
Teve programação de carnaval na Praça Olímpica, Feirinha do Alto, Praça Nilo Peçanha a Praça do Ginda Bloch, na Feso Pró-Arte e na Praça Samuel Macário no interior. “Nessa distribuição, a Feirinha do Alto ficou com um público infantil e aí nós tivemos uma parceria com o SESC, com uma tenda desde 11h da manhã e os shows foram muito animados, movimentando a nossa feirinha que é um polo de turismo de compras. Na Praça do Ginda Bloch um público mais jovem, com um festival cervejeiro realizado por uma empresa privada. Então no Alto tivemos esses dois pontos, a Praça Olímpica que já é tradicional, com uma programação à noite bem animada e a Praça Samuel Macário, em Bonsucesso, nosso interior, recebendo a valorização que também merece”, apontou a secretária.

Empenho
Segundo Beth Mazzi, para garantir a alegria dos foliões houve um maior empenho de servidores das secretarias municipais de Defesa Civil, Saúde, Serviços Públicos, Agricultura e de Segurança Pública. Foram parceiros da Prefeitura de Teresópolis o SESC e o Centro Cultural FESO-Pró Arte. “Houve um apoio de todas as secretarias, a de Serviços Públicos foi impecável entregando as praças e ruas limpas, Secretaria de Agricultura que atuou no nosso interior e entregou a Praça Samuel Macário limpinha depois de uma grande movimentação. A Secretaria de Segurança Pública fez uma coordenação excepcional, tanto com nosso efetivo, com os servidores do município, mas também com a Polícia Civil, Polícia Militar, Segurança Presente, nossa segurança desarmada, que nós contratamos, o que fez com quê, graças a Deus, não tivéssemos nenhuma intercorrência”, comemorou a secretária de Turismo.

Talentos da terra
Valorizando os artistas locais, a programação contou com a animação dos DJs Duda Ramalho, Léo Pudim e Mofão. Subiram aos palcos para os shows: Aloisio Bruno, Álan Magalhães, Acústicos Anônimos, Banda Bloco do Erê, Banda e Folia, Coletivo Rasta, Comadre D’ávilla, Dutrio, Fernando Mello, Folkse, Hugo Rocha, Juninho Sedução, La Petite Farofa, Marquinho Barbosa e Banda 5 Estações, Nós do Samba, Pura Sedução, Resenha Pura, Tonalidade e Tiago Souza,

Blocos e bloquinhos
Os apreciadores de samba reuniram a família e os amigos, vestiram a fantasia e acompanharam os desfiles dos blocos carnavalescos de Teresópolis. Foram várias opções, na cidade e no interior, com diversão garantida para todos os públicos: Bebe Rindo, Baby Rindo, Bike Fantasy in Terê, Bonde Porre, Bloco do Rola, Dias de Dança, Kilombo da Serra, Piranhas da Serra, Piranhas da Roça, Rocket, Samba e Amor e Thijukana.

Segurança
Para garantir a tranquilidade dos foliões e a orientação do trânsito, agentes da Guarda Civil Municipal, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Companhia de Operações com Cães/K9, da Polícia Militar/Segurança Presente, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis e segurança privada intensificaram a circulação, principalmente nas áreas de eventos.

Bloco da limpeza
Após o encerramento de cada programação, quem entrava na avenida era o bloco da limpeza geral, com as equipes das secretarias de Serviços Públicos e de Agricultura varrendo ruas e calçadas, recolhendo o lixo e mantendo a limpeza dos locais de eventos.

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE