Wanderley Peres
Publicado em DO nesta quarta-feira, 5, o decreto de permissão à viação Dedo de Deus para exploração de passeio turístico em ônibus jardineira, outorga onerosa a título precário com prazo de um ano, prorrogável. A autorização da “implantação, manutenção e exploração do sistema de transportes e passeios turísticos” obedece ao disposto em lei municipal de 2014, que prevê o serviço, feito com chamada pública, restando contemplado a empresa concessionária e ônibus da cidade.
Chamado “Circuito Turístico de Teresópolis”, e considerado pelo governo municipal como “mais uma grande entrega no aniversário de Teresópolis”, a linha de ônibus foi apresentada na manhã de ontem, “um sonho do município que virou realidade”, como disse o prefeito Vinícius Claussen, ao anunciar, ainda, a abertura da concentração da CBF ao público. “Depois de 40 anos, a CBF abre suas portas novamente para Teresópolis. Muito obrigado presidente Ednaldo por sua sensibilidade e carinho”, disse o prefeito em suas redes sociais, sem informar o que as pessoas precisam fazer para entrar no espaço, que continua proibido ao público.
A ponto de partida do ônibus jardineira será da Feirinha do Alto, na praça Hygino da Silveira, seguindo ao Soberbo, trecho com 12 paradas; voltando em direção à Granja Guarani e seguindo até o clube Comary e ao Horto Municipal, com mais 11 paradas, de onde segue ao Alto, passando pela Pro Arte, Vila San Galen, Casa de Cultura, seguindo à Várzea, passando pela Prefeitura e tendo como destino final a Casa da Memória Arthur Dalmasso, na praça Balthazar da Silveira, de onde volta a linha circular até a Feirinha do Alto, num total de 41 paradas.
Ao longo do percurso, os viajantes poderão apreciar e serem informados sobre a Fonte Judith, piscina Sloper e Parque Nacional, onde são anunciados os mirantes Mozart Catão e Alexandre Oliveira, e a trilha Cartão Postal; o pórtico da Cidade, mirante do Soberbo, estátua da Imperatriz na BR116, praça Senta Pua, ponte sobre o Paquequer, lago Comary, CBF, Horto Municipal, Colégio Euclydes da Cunha, Feso Pró-Arte, Rodoviária, igreja de Santa Teresa.
DECRETA:
Art. 1º Nos termos da Lei Municipal nº 3.328, de 09 de julho de 2014, e do parecer
favorável emitido pela Comissão de Avaliação e Seleção do Circuito Turístico de
Transporte e Passeios com Jardineiras e Trenzinhos, nomeada através da Portaria nº
562, de 14 de abril de 2023, com base nos critérios estabelecidos na CHAMADA
PÚBLICA SMTEES Nº 005/2023, fica estabelecido a PERMISSÃO ONEROSA, A TÍTULO
PRECÁRIO, em favor da VIAÇÃO DEDO DE DEUS, inscrita no CNPJ nº
32.175.325/0001-00, para a implantação, manutenção e exploração do Sistema de
Transportes e Passeios Turísticos conforme rota proposta e autorizada.
conforme a rota demonstrada no Anexo I deste Decreto.