Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo: O que fazer em um dia de lazer pelo centro da cidade de Teresópolis

Nina Benedito

Há quem diga que somente o bairro do Alto possui opções de lazer aos finais de semana, de fato muitos turistas e visitantes se concentram naquela região que possui além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a maravilhosa vista do Soberbo, o Centro de Atendimento ao Turista com a Feira de Artes Manuais, o famoso Pastel com Caldo de Cana na Praça Senta Pua, a famosa Feirinha do Alto, como é conhecida, shoppings, diversas opções de restaurantes, cafeterias e bares, a Várzea também possui os seus encantos e opções de lazer e entretenimento para toda família. Com um comércio bastante variado, o centro da cidade também se torna bem interessante tanto para o turista, quanto para o morador. Seguem algumas dicas bem legais e que podem ser bem interessantes para um passeio de um dia.

Que tal começar o dia respirando Cultura?

O passeio pode começar com uma visita á Casa da Memória Arthur Dalmasso. O lindo casarão que mistura estilos Neoclássico, Normando e Art-Nouveau, é considerada a arquitetura mais antiga da cidade, foi construído em 1920 pelo então prefeito José Lino de Oliveira Leite em homenagem à sua esposa Cecília, passando a se chamar Villa Cecília. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), desde 2009 abriga o acervo histórico e cultural do município com fotografias de época, livros históricos, objetos antigos, quadros e itens variados que contam a história de Teresópolis.

Das Exposições em exibição.

“Teresópolis Um Passeio pela História”, é uma exposição permanente que foi revitalizada recentemente, e claro, conta um pouco da história da cidade em grandes painéis e gravuras da época de outrora.
“A Capital Nacional do Montanhismo”, que está em sua fase final e vai até a última semana de setembro. Conta a história do Montanhismo e tem como figura central o alpinista teresopolitano Mozart Catão que levou o nome de Teresópolis pelo mundo.
Exposição de Objetos Antigos. Com máquinas de escrever, balanças, máquinas fotográficas, vários objetos de época para as pessoas relembrarem, e para quem nunca viu, conhecer o que era utilizado no século passado. No andar de cima do casarão, além da sua arquitetura exuberante, belos ladrilhos, metais e vidros franceses, há uma exposição de artes, onde são contemplados artistas que nasceram ou que moraram em Teresópolis suas histórias e suas pinturas. Vale a pena a visita! A Casa de Memória Arthur Dalmasso fica localizada na Praça Baltazar da Silveira, 91, bem no centro da cidade.

Opções para o almoço ou para o jantar

Teresópolis é conhecida pela sua excelente e variada gastronomia, agradando aos mais diversos e exigentes paladares. Uma dica bem legal para quem quer saborear uma bela massa, é o restaurante italiano e panorâmico com vista para a Praça Santa Teresa, o Donna Tê, destaque para o Queijo Grana Padano, o Chef esquenta o super queijo até ele derreter, coloca o macarrão para misturar e preparar esse prato sensacional da cultura siciliana. Para o final de semana é necessário agendamento prévio. Além dos variados pratos servidos no almoço, á noite deliciosas pizzas que podem ser saboreadas com uma bela taça de vinho. Nada mais italiano! O restaurante está localizado ao lado da Casa da Memória, na Praça Baltazar da Silveira, 65 no 4º andar. Funciona de 2ª á sábado das 11:15 ás 15h e de 5ª á sábado das 18h ás 22:30h. Telefone (21) 2641-4230 No instagram @donnateterrazzo.


Outra opção no centro da cidade, especialmente para quem gosta de carne, é o Varietá Grill, um restaurante self-service, com uma opção enorme de saladas, pratos quentes, churrasco com carnes nobres feitos na hora e a melhor comida japonesa da cidade, sem dúvida. O restaurante é amplo, possui uma área de recreação para as crianças e uma adega com ótimas opções de rótulos dos melhores vinhos nacionais e importados, além de drinks e coquetéis. O restaurante está localizado na Avenida Delfim Moreira, 722. Funciona de 3ª á sábado das 11h ás 23, domingo e 2ª das 11h ás 17h. Telefone (21) 9 9367-9115 Instagram @restaurantevarieta

Visita à Matriz de Santa Teresa

Um dos pontos turísticos mais tradicionais do município, sua história começa em 1859 quando o Comendador Policarpo José Alvares de Azevedo doou uma pequena capela, que havia construído em seu terreno em 1855, construção que foi reformada em 1876, servindo o prédio como capela da Várzea e igreja matriz, de Santo Antônio, até o início dos anos 1900, quando a igreja do Alto foi construída, na praça Nilo Peçanha. Em 1927, foi iniciada a construção da atual Matriz, em torno da capelinha antiga, terminada em 1940. Recentemente passou por uma grande reforma de revitalização fazendo jus ao título de Matriz da cidade. Com uma exuberante arquitetura em estilo Néo-gótico, além das pinturas da abóbada do altar-mor, o grande destaque, são os belíssimos vitrais tchecos em verga ogival, apresentando cenas bíblicas. Os detalhes e ornatos são em mármore e o restante da fachada com revestimento em pó de pedra. A visita é imperdível e rendem fotos lindas!

Para o café da tarde

No meio da tarde entre uma visita e outra, a dica é dar um pulinho no Teresópolis Shopping para um lanche diferente ou aquele cafezinho da tarde, são várias opções. Se estiver com crianças, além do cinema, o shopping possui uma área kids com vários brinquedos e jogos, fica no 3º piso. O shopping funciona até ás 21h. Fica localizado na Rua Edmundo Bittencourt, 101, mas tem uma entrada pela Av. Delfim Moreira. No instagram @teresopolisshopping

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE