Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UERJ abre turma para Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial em Teresópolis

Serão oferecidas 30 vagas, 21 de ampla concorrência e nove para sistema de cotas. Inscrições serão realizadas a partir de janeiro

As inscrições para a Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial, no Campus Teresópolis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), serão realizadas entre 2 de janeiro e 10 de fevereiro de 2025. Serão oferecidas 30 vagas, 21 de ampla concorrência e nove para o sistema de cotas. O curso é gratuito e tem duração de 15 meses, na modalidade presencial. A nova turma será iniciada no primeiro semestre de 2025. Informações e inscrições: www.dtur.uerj.br, e-mail ppgdt.uerj@gmail.com e telefone (21) 3641-0846/5381. O curso é ofertado no campus da UERJ em Teresópolis (Avenida Lúcio Meira, 233 – Várzea).
A especialização tem como objetivo compreender as dinâmicas territoriais em diferentes escalas geográficas e propor projetos interdisciplinares inovadores que transformem o território. O curso visa articular saberes e instâncias de poderes políticos para promoção econômica e social, buscando a garantia da sustentabilidade socioambiental para a produção e reprodução do território, tanto no município de Teresópolis quanto no estado do Rio de Janeiro.
O Coordenador do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial, professor Rafael Fortunato, destaca que a Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial já formou quatro turmas em Teresópolis e uma turma em Areal. “Percebemos que os estudantes, os egressos da nossa Pós-graduação, têm conseguido colocar em prática as teorias discutidas em sala, porque muitos desses estudantes ocupam cargos nas prefeituras, outros no estado, alguns são professores e ainda há aqueles que trabalham no terceiro setor, em associações. Dessa forma, percebemos que a nossa proposta de desenvolvimento territorial está, de fato, sendo executada. O curso está contribuindo para o desenvolvimento territorial aqui em Teresópolis e na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro”, avalia Rafael Fortunato.
O Secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, também enfatiza a importância do curso. “Essa pós-graduação é muito importante para Teresópolis, pois forma especialistas em desenvolvimento territorial para atuarem na construção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida no município”. Pimentel é formado na segunda turma, realizada em 2022, e ressaltou o orgulho em ter participado de uma formação especializada e comprometida com o crescimento profissional.

“O curso está contribuindo para o desenvolvimento territorial aqui em Teresópolis e na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro”, avalia Rafael Fortunato. Foto: Arquivo O Diário

Público-alvo
O Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial destina-se a portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área ou de curso superior de formação específica emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Convênio
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, possui Convênio de Mútua Cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para potencializar o Ensino Superior e Pesquisa em Teresópolis.

Edição 17/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Principal acesso de Teresópolis também foi abandonado pela “gestão”

Homem é flagrado furtando carne em supermercado em Teresópolis

Embriagada, motorista dá soco em PM em Teresópolis

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será na próxima quinta-feira

Últimos dias para degustar os pratos especiais do Festival Quebra Nozes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE