Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

UNIFASE destaca nova matriz curricular de Administração

Mudança reforça ainda mais a necessidade de profissionais qualificados no mercado de trabalho

Em um cenário de constante transformação, as palavras de ordem para os profissionais que querem se destacar são: adaptação, especialização e inovação. A busca por conhecimento e a execução de estratégias na gestão de pequenos, médios e grandes negócios são os componentes essenciais para que uma empresa seja competitiva e obtenha sucesso. Diante de tantas mudanças e acompanhando a evolução dos processos, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) reformulou a matriz curricular do curso de Administração e implementou novas atividades na formação acadêmica. “O mercado demanda por um trabalho mais profissional e exige a entrega, de um produto ou de um serviço, com mais qualidade e com custo acessível. Especialmente no Brasil, precisamos formar profissionais que tenham conhecimento e acesso a mecanismos que visam melhores resultados, pois o país ainda tem uma economia emergente, mas com uma gestão em muitas organizações não profissional, que tem a sua legitimidade, mas não tem a flexibilidade e o incentivo ao empreendedorismo em suas atitudes e na sua visão, coisas essenciais para sermos mais competitivos, sobretudo neste período em que o Brasil passa a ser um grande jogador no tabuleiro mundial”, explica Levi de Souza, coordenador do curso de Administração da UNIFASE.
As mudanças na matriz curricular já começam a ser implementadas neste segundo semestre de 2022, com uma novidade que vai facilitar a dinâmica diária de estudos dos alunos, especialmente para os que não dispõem de muito tempo livre para comparecer ao campus acadêmico todos os dias, com o curso de Administração sendo oferecido de forma híbrida (60% na modalidade presencial e 40% a distância). “Procuramos desenvolver nos nossos alunos a expertise de um gestor como um agente transformador de mudanças e não simplesmente um cumpridor de tarefas. Nesse sentido, as principais mudanças na grade do curso atingem principalmente a área de marketing, tendo uma pegada muito forte nesse segmento, e na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) pois, assim como a pesquisa de mercado e o marketing digital, essas são áreas do conhecimento muito exigidas. Então, as alterações no curso atendem à necessidade de uma formação ainda mais ampla, mantendo o espírito empreendedor, no sentido de formar profissionais que tenham visão de mercado e estejam aptos a adotar estratégias empreendedoras no dia a dia, seja gerindo o próprio negócio ou atuando como colaborador em alguma empresa”, destaca o coordenador.
A matriz curricular já conta com a curricularização da extensão, processo de tornar as atividades de extensão parte obrigatória da carga horária dos cursos de graduação, em que os alunos têm atividades práticas desde o início do curso. Além disso, os estudantes da UNIFASE têm à disposição o laboratório de negócios (Empresa Júnior) dentro do campus, para atuação prática no mercado local, com serviços de assessoria e consultoria empresarial.
“A proposta do nosso curso é ousada, pois incluímos a curricularização na grade em um caminho que percorre, no mínimo, dois anos e meio de atividades do aluno. Nesse processo de estudos, os acadêmicos serão inseridos na sociedade de forma mais ativa, em cenários reais da prática profissional. Já no primeiro período, os estudantes terão acesso ao processo de extensão e poderão prospectar locais em que atuarão e farão suas pesquisas, ao longo do curso, para que possam elaborar um diagnóstico que proponha ações de intervenção. O objetivo é que possam implementar as propostas elaboradas e impactar positivamente a sociedade, através da atividade de extensão”, relata Rodrigo Lopes, professor do curso de Administração da UNIFASE
A carga horária do curso foi reduzida para 3000 horas e conta com disciplinas on-line, que são sempre realizadas com o suporte de um professor, proporcionando maior acolhimento e a possibilidade de interação no processo de estudos. Para manter a qualidade do curso, reconhecido pelo MEC como um dos melhores do Estado do Rio de Janeiro, as matérias principais serão mantidas no modelo presencial, mas também contará com o recurso de aulas em EAD para estratégias pedagógicas, com algumas disciplinas sendo realizadas no modelo híbrido, ou seja, parte presencial e parte a distância. “Nós entendemos que o nosso grande diferencial é a forma como os nossos professores atuam no contexto de estudo híbrido, pois nossa proposta não é ter tutores nas disciplinas EAD, mas professores conteudistas, que se relacionam diretamente com os alunos no dia a dia. A intenção é manter a nossa qualidade e a excelência no ensino, mas com a flexibilidade que vai colaborar também para o ingresso das pessoas que trabalham durante o dia e desejam ingressar no ensino superior, contando com as facilidades tecnológicas”, ressalta o professor.
O curso de Administração da UNIFASE foi avaliado três vezes consecutivas com nota máxima do MEC, sendo a única instituição particular do interior do Estado do Rio de Janeiro que manteve essa certificação de qualidade ao longo dos últimos 10 anos avaliados. Se você tem interesse em cursar Administração, não perca mais tempo. A UNIFASE disponibiliza diferentes formas para facilitar o ingresso dos candidatos no ensino superior. Outras informações sobre bolsas de estudo, descontos e as inscrições para o processo seletivo estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br. Além das vagas via vestibular, também é possível iniciar os estudos através da nota do Enem, transferência, reingresso, Prouni e Fies.

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores da Fazendinha denunciam o estado precário da Rua Jaguaribe

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE