Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Senac Teresópolis oferece vários cursos, em diferentes áreas

Oportunidades na saúde, gestão de negócios, comunicação, produção cultural, turismo, entre outros

Nina Benedito

Fundado em São Paulo em 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país. Há mais de 60 anos, prepara o aluno para o mercado de trabalho, e é referência para empresas e colaboradores. Em entrevista ao programa da Nina, na Diário TV, Adriana da Costa, Gerente da unidade Teresópolis, destacou a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho em nosso município. “O assunto é de suma importância e essencial para a cidade, para que a gente possa alavancar cada vez mais a economia“, pontuou. Também segundo Adriana, Teresópolis é uma cidade que surpreende pela diversidade de empresas, comércio em geral e também pela educação da população, e com a chegada de várias empresas á cidade, o perfil de cidade pequena, mudou. “Eu vejo que é uma cidade pequena, dentro de uma grande cidade. Nós temos muito trabalho para ser feito aqui”.

Adriana da Costa gerente do Senac em entrevista no Programa da Nina

Ela destacou também que o Senac é um grande parceiro de vários municípios no que diz respeito a qualificação profissional, dando todo suporte para quem já está no mercado de trabalho ou para aquelas pessoas que ainda não estão no mercado, mas que estão pesquisando sobre alguma profissão ou posto de trabalho que mais se adéque a sua realidade. Reconhecido nacionalmente, o Senac é uma instituição pioneira na área de educação profissional. No Rio de Janeiro são mais de 30 unidades, em vários municípios. “Em Teresópolis a gente tem identificado que a gente consegue trabalhar não só aquele profissional que quer se especializar, mas também aquela pessoa que ainda não sabe qual caminho seguir. O nosso portfólio é múltiplo em diversas áreas, e temos um programa chamado’ Banco de Oportunidades’ que dá essa diretriz para os nossos alunos. Como ele deve se comportar em uma entrevista de trabalho, por exemplo”, explica a gerente.

Cursos são práticos
Também de acordo com Adriana, o Senac exerce com os alunos a prática constante e geralmente o aluno tem os modelos nos cursos na área de beleza, de saúde. “Os cursos na área de gestão, a forma prática é voltada para o mercado, então, na área de administração, por exemplo, feira de negócios, onde convidamos a empresa para conhecer o produto que o aluno está desenvolvendo”.

Os cursos do Senac oferecem aulas práticas com modelos – Foto: Senac Rio

Banco de Oportunidades
“O mercado de Teresópolis tem nos procurado, não só através do ‘Banco de Oportunidades’ que é a nossa área do estado do Rio de Janeiro, mas às vezes eles me procuram enquanto gerente da unidade. Na área de estética, nós estamos formando uma turma agora, que todos os alunos já estão empregados, e o mercado continua me solicitando alunos para indicar, ou seja, essa demanda está cada vez mais crescente, daí a importância da qualificação profissional”, afirma Adriana da Costa.

A exigência do mercado de trabalho
A qualificação profissional não é só mais um diferencial competitivo, é uma exigência do mercado na verdade. Cada vez mais o mercado está exigindo uma qualificação específica, e em Teresópolis não é diferente. “Então, eu ter na minha loja um atendente que tenha um curso de atendimento ao cliente, vai fazer toda a diferença, porque na forma de falar com o cliente, ele vai saber abordar, existem técnicas para isso e para isso existe a qualificação”, destaca Adriana.

Curso livre e curso técnico
Segundo a Gerente da unidade Teresópolis, os Cursos Livres têm uma carga horária e um nível de exigência menor, já que na verdade, eles estão preparando o aluno para um aperfeiçoamento de alguma atividade que a pessoa já realiza, ou que queira realizar. Já o Curso Técnico é formatado através do Ministério da Educação, tem uma exigência de Ensino Médio, e pode ser feito de forma concomitante ou pós o Ensino Médio. Tem uma duração maior, onde o aluno tem a oportunidade de se aprofundar mais. “O Curso Técnico de Enfermagem, por exemplo, é o grande ‘boom’ do momento, o técnico em administração também está sendo muito reconhecido pelo mercado, por entender que o empreendedorismo é essencial para alavancar a nossa economia. O curso técnico de administração não só prepara para o aluno empreender, mas para se trabalhar em diversos segmentos de uma empresa. Outro segmento que está crescendo bastante também é o de Recursos Humanos, além da área contábil, departamento pessoal”.

Design de Interiores
“É um curso que às vezes não é entendido. O Designer de Interiores não é um Arquiteto, mas ele elabora projetos de interior, e a gente tem levado os nossos alunos para ver in loco como funciona esse trabalho. Nós apostamos muito nessa vinda de construções para a região, aqui tem um número grande de empresas de projetos, construtoras e os alunos estão sendo preparados para esse trabalho”, explica Adriana.

Novidades do Senac
“O Programa Jovem Aprendiz é um programa que eu reconheço no Senac como pioneiro, voltado para as empresas, e é voltado para jovens de 14 a 24 anos. Existe uma necessidade em Teresópolis da gente migrar e fazer uma compreensão melhor da importância do Jovem Aprendiz para o mercado . O Senac vai qualificar a empresa de forma gratuita, o jovem vai ter um salário de quatro horas por dia, e depois ele fica durante um ano contratado pela empresa , e ali ele desenvolve competências para poder se formar através do Senac, e a parte prática da empresa. Depois a empresa tem o jovem pronto. O Senac tem empresas parceiras que estão sendo muito receptivas ao programa, e que já visualizam nesse jovem, o seu futuro, isso é uma conquista da lei de aprendizagem”.

Aulas práticas são essenciais para a formação dos alunos do senac – Senac Rio

Portal do Futuro para jovens
“O Portal do Futuro é um programa que trabalha para o jovem de 16 a 22 anos que quer ingressar no mercado de trabalho e despertar nele o auto conhecimento. São três meses de curso, é gratuito, está com as inscrições abertas para o mês de agosto. O aluno primeiro vai ter um trabalho de auto conhecimento, depois o que ele representa para a sociedade, como se comportar. E geralmente esse jovem já sai com alguma oportunidade para o mercado de trabalho”, destaca. Para quem se interessar, basta entrar no site portaldofuturo.rj.senac.br

Curso de Libras no Senac
“É a primeira turma que estamos formando agora e quem tiver interesse em conhecer o programa e até assistir uma aula inicial, basta comparecer na unidade. Foi uma necessidade que eu vi na minha equipe, que ao fazer um atendimento, muitos se sentiram impotentes diante daquela situação. E o Senac de uma forma geral, já tem esse curso há algum tempo , e estamos trazendo para a unidade de Teresópolis”, finaliza Adriana.

Adriana da Costa, Gerente da unidade Teresópolis, destaca a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho em nosso município

Localização
O Senac está localizado na Rua Alice Quintella Maurici Regadas, 66, ao lado do Sesc. Você também poderá reservar sua vaga em www.rj.senac.br ou ligar para (21) 2018-9045. São diversas as áreas de atuação: Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Sobre o Programa Senac de Gratuidade, basta acessar www.psg.rj.senac.br

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Saiba como solicitar a segunda via da Carteira de Identidade

Armado com faca, homem tenta roubar casa de idosa de 80 anos

Dengue: sobre para quatro o número de óbitos em Teresópolis

Mulher presa vendendo cocaína no Rosário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE