Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação contra febre amarela até sábado na Rodoviária

Parceria da Secretaria de Saúde com Curso Centena oferece proteção para população

André Oliveira

Segue nesta sexta-feira, 22, das 9h às 16h; e neste sábado, 23, das 9h às 13h, a vacinação contra Febre Amarela promovida pela Secretaria de Saúde com apoio dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Centena. A campanha é organizada pela Coordenação de Imunização e tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município.
Desde quinta-feira os alunos estão acolhendo e aplicando a dose do imunizante. Os interessados passam por uma rápida triagem e logo são vacinados. O trabalho é supervisionado pela enfermeira Simone Freitas, professora do Curso Técnico. “É muito importante que haja essa prevenção. A doença é muito grave e pode levar até a morte”, confirma. “As únicas contraindicações são para pessoas portadoras de doenças como lúpus, câncer ou HIV; pessoas com imunidade baixa. Também não é recomendada para maiores de 60 anos, salvo com recomendação médica”, orienta.

Sem febre amarela

Segundo a Secretaria de Saúde, o procedimento segue determinação do Ministério da Saúde, e tem o objetivo de garantir a proteção da população. No início do ano o município fez vacinação em massa contra a doença. A vacina continua disponível também nos postos de saúde de Teresópolis. 
Também em nota encaminhada à imprensa no fim de semana, a prefeitura esclareceu ainda que a Secretaria Municipal de Saúde enviou equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde à localidade de Vieira, nas proximidades da Estrada Teresópolis-Friburgo, para investigar a causa da morte de oito macacos na região. “A área está sendo monitorada, entretanto, não há indícios de febre amarela”, informou o documento da Assessoria de Comunicação.

Formação na prática

Apontado com uns dos melhores cursos técnicos do país, o Centena aproveitou a parceria com a Secretaria de Saúde para oferecer experiências práticas aos seus alunos. “Esse trabalho de campo é fundamental. Nós temos toda a parte teórica para os alunos em sala de aula, onde são explicadas técnicas e ainda o porquê da imunização. Eles aprendem também sobre as patologias. Todos os alunos que trouxemos são capacitados e dominam o procedimento. Isso enriquece o conhecimento”, garante a professora Simone. 
O curso Centena foi eleito uma das três melhores escolas técnicas do Brasil pelo Prêmio Quality Internacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Dentre os critérios considerados para a premiação estão o projeto pedagógico atualizado com as tendências de mercado, o corpo docente e a infraestrutura.

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 31/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Proteção Animal no Brasil: Avanços Legislativos, Importância Social e Caminhos para Denúncia

Fim da prova de baliza gera polêmica entre instrutores e futuros motoristas

Prefeitura divulga resultado do processo seletivo para contratação de professores

Centro Multidisciplinar de Teresópolis realiza cinco mil atendimentos por mês

Canteiro central parcialmente ‘cercado’ e mudanças nas faixas de pedestres

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE