Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores de Teresópolis querem saber qual governo comprou mais retroescavadeiras

Ao DIÁRIO, Prefeitura informou que tem em uso 9 máquinas retroescavadeiras, próprias e alugadas

Wanderley Peres

Na esteira do meme da retroescavadeira, quando ao lado de dois dos seus vereadores preferidos o prefeito fez graça parodiando a máquina recém-adquirida com um Bentley, imitando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que preferiu um caminhão de lixo, foi aprovado na última sessão da Câmara Municipal, por unanimidade, na terça-feira passada, pedido de informações ao prefeito, apresentado pelo vereador André do Gás, sobre a compra e aluguel de veículos, utilitários, caminhões, ônibus e equipamentos agrícolas e de terraplanagem. E, ainda, que sejam informados a placa de cada bem alugado, o modelo, ano de fabricação e local onde os mesmos estão sendo utilizados, além do nome e matrícula do motorista ou operador de cada veículo ou equipamento.

Deputado Hugo Legal conseguiu emendas para enviar novas máquinas para o governo atual

Visando fazer uma comparação dos governos, desde a chegada de Tricano ao poder, em 1989, os vereadores querem que Vinícius informe, também, em ordem cronológica e de períodos administrativos, a relação de compra dos bens e em qual governo foi realizada a aquisição; qual verba foi utilizada em cada compra, própria ou vinculada, por emendas parlamentares ou transferências exclusivas; e quantos veículos, utilitários, caminhões, ônibus, equipamentos agrícolas e de terraplanagem a atual gestão adquiriu no formato de locação, detalhando o tipo de veículos ou equipamento, modelo, ano de fabricação, valor de cada locação, e a secretaria atendida, anexando cópias dos contratos, cópia dos processos de pagamento, nome e matrícula do fiscal de cada contrato e sua portaria de nomeação.

Acusado pelo TCE de fazer a licitação da água direcionada “e com risco de dano ao erário”, o prefeito voltou a brincar na internet, atacando o que chamou de “fake-news diários”. No dia das Crianças, postou fake-news ao afirmar que “acabou com a farra das licitações direcionadas” e que “foi o prefeito que mais entregou” obras.

Já correndo o ano da eleição de sucessão municipal, que ocorre em 6 de outubro que vem, é de interesse do público candidato apenas saber quem comprou o que e quando, e o quanto de máquinas e veículos foi adquirido para a frota ao longo dos últimos desgovernos municipais. Mais importante, no entanto, é saber que fim levaram essas máquinas desde que chegaram a Teresópolis, o que não foi explicitado no pedido. Certamente que, ao longo desses 35 anos, quando experimentamos, além do Tricano, também os governos de Roberto Petto, Arlei e Jorge Mário, e ainda os susbtitutos Afaf, Robertão, Robertinho, Sandro Dias, Pedro Gil e Márcio Catão, foram compradas máquinas que sumiram dos campos de trabalho mais rápido que o tempo demorado na sua licitação. Saber onde estão as baixas desses veículos adquiridos para comparação é o que importa. Onde estão as peças retiradas das máquinas canibalizadas no pátio da secretaria de Agricultura é o que importa. Ou mesmo, onde estão as máquinas em uso atualmente, e a qual secretaria vem servindo.

Veículos abandonados no Parque de Exposições teriam se transformado em “peças de reposição”, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura – Arquivo O Diário

Segundo a prefeitura informou a O DIÁRIO, em 19 de junho de 2022, os veículos guardados no pátio da Secretaria de Agricultura, no parque de exposições, em Albuquerque, no total de 74, estavam “em estado de sucata”, todos aguardando agendamento de leilão. Os veículos teriam se transformado em “peças de reposição” que, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, em declaração à época, as peças poderiam ser retiradas para substituição em outros veículos da frota municipal, “com a devida autorização e urgência, para conserto de um veículo que está rodando, e tendo o outro já em processo de descarga, pode ser feita essa permuta”, informou o governo um ano atrás.

Pequenas máquinas do modelo “Bobcat” foram compradas pelo governo municipal, Prefeitura informa que estão sendo utilizadas – Arquivo

Em resposta à pergunta feita pelo DIÁRIO, no início desta semana, a Prefeitura informou que são 8 as máquinas adquiridas para a secretaria de Serviços Públicos: 01 trator de esteira funcionando; 01 retroescavadeira funcionando; 01 motoniveladora funcionando (emprestada na Secretaria de Agricultura); 02 rolos combinados (01 na oficina para reparo mecânico e 01 emprestada na Secretaria de Agricultura); 02 mini carregadeiras funcionando (sendo 01 emprestada na Secretaria de Agricultura) e 02 Bobcats, em uso pela secretaria de Serviços Públicos e outra na Agricultura, onde estão outras 10 máquinas, sendo 04 patrol (01 na oficina para reparo mecânico e 03 funcionando); 01 escavadeira funcionando; 03 retroescavadeiras funcionando; e 01 trator de pneus.

Na sessão em que vereadores criticaram o tipo de máquina comprada pela Prefeitura, os vereadores aprovaram pedido ao prefeito para que ele informe quantas máquinas o atual governo comprou ou alugou, e ainda quantas máquinas foram adquiridas pela Prefeitura desde 1989.

As máquinas alugadas, segundo informou a O DIÁRIO a Prefeitura, seriam 2 retroescavadeiras (funcionando, na Secretaria de Obras e Serviços Públicos), 1 Patrulha mecanizada, do Governo do Estado, 1 retroescavadeira funcionando e 01 patrol funcionando.

As máquinas e equipamentos adquiridos com recursos de emenda parlamentar, segundo informou ainda a Prefeitura, foram 1 Britador de Mandíbula, Caminhão trucado 6×4, Retroescavadeira para a Usina de Reciclagem, e Patrulha mecanizada, Escavadeira, emenda parlamentar da Deputada Federal Rosângela Gomes. E, Implementos Agrícolas: Reboque, 02 roçadeiras costais, Carreta basculante, roçadeira, plaina traseira, emenda parlamentar do Deputado Federal Lourival Gomes. E, ainda, emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal para a compra de 1 Motoniveladora e 1 Trator 4×4.

Na edição de ontem, o DIÁRIO noticiou o tom jocoso da Câmara ao comentar o vídeo do prefeito, quando se afirmou que a máquina retroescavadeira usada no meme era de qualidade ruim, ou não era de marca, motivo para o prefeito provocar com outro meme, sugerindo que a notícia do jornal era uma fake-news. “Nosso governo tem o compromisso com a verdade e a transparência. Acabamos com a farra das licitações direcionadas e isso incomoda muito. Nosso governo foi o que mais entregou. Enfrentamos dificuldades, mas mesmo assim, nunca se fez tanto em tão pouco tempo”, disse ainda o prefeito.

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

BR-116: 14 radares fixos começam a funcionar no dia 22

Enel flagra 239 “gatos de luz” em Teresópolis

Trilha na Pedra da Tartaruga sofre com a ação de vândalos

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Delmo Ferreira novo presidente da ATL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE