Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores denunciam falta de transparência em processo seletivo na Prefeitura de Teresópolis

Pedido de informações sobre contratação foi aprovado por unanimidade

Wanderley Peres

A falta de transparência na contratação de pessoal para a secretaria de Desenvolvimento Social levou os vereadores a aprovarem na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 19, um pedido de explicações ao prefeito sobre o processo seletivo, que contemplaria cerca de duas dúzias de privilegiados, com salários superiores a R$ 5 mil, para prestarem serviço na secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Feito às escondidas, essa é a suspeita, o “concurso” foi encomendado ao mesmo instituto que já selecionou, de forma igualmente secreta aos olhos da população local, os contratados do programa “Novo Promaj”, que explora o estacionamento rotativo. A oscip, com sede no Rio de Janeiro, de nome CIEDS, Centro de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável, teria como objetivo, neste novo contrato firmado, a “Proteção Social de Emergência” do povo teresopolitano, visando a transformação de suas vidas através da reorganização das Unidades de Proteção Básica e da Unidade de Proteção de Média Complexidade, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

Segundo o CIEDS, em sua página de internet, o processo seletivo em Teresópolis teve as inscrições encerradas no dia 4 de setembro com o resultado anunciado no dia seguinte, 5, lapso temporal que assustou os vereadores. “Mais de duzentos inscritos, e numa noite todos os questionários revisados e o anúncio do resultado no dia seguinte. Não tem como isso”, reclamou o vereador Amós, da base do governo. Aprovado por unanimidade, o pedido de informações apresentado à Mesa Diretora foi assinado por 16 dos 19 vereadores e, agora, o prefeito vai ter de explicar sobre os critérios para a contratação dos selecionados; o período da inscrição e a forma de divulgação e anúncio do resultado; a disponibilidade de vagas, quadro de cargos, salários e locais de trabalho dos contemplados; o critério adotado para a substituição dos contemplados em caso de desistência ou desinteresse; e ainda detalhar o contrato para a prestação dos serviços e como se deu o convênio, quando saiu o edital de chamamento e o resultado em diário oficial e em qual a plataforma foi publicada a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo e os critérios adotados para a seleção.

“A população não sabia, nem o legislativo sabia, não tem transparência” lembrou Dr. Amorim

“É estranho. Até a base do governo está suspeitando do próprio governo. Isso é sinal de que o governo está muito errado”, disse o vereador Raimundo Amorim. “Não se trata de ser base, ou não. É um pedido de informação e os vereadores precisam ser esclarecidos do que está acontecendo”, disse o vereador Teco Despachante. O vereador Rangel foi mais longe, chamando o prefeito de “batedor de carteira”, além de incapaz e mau gestor, lembrou aos pares que a empresa contratada sem a mínima transparência é a mesma que usaram para implantar o Novo Promaj, negócio também mal esclarecido. “É o governo do negócio, vende água, comercia isso e aquilo. É o governo que faz negócio o tempo todo”, disse.

A Prefeitura não reagiu ao pedido de informações, e se calou diante dos excessos de crítica ocorridos na sessão dos vereadores.

Os vereadores que se viram surpresos diante do convênio firmado quando já havia sido divulgado o resultado dos candidatos, querem, agora, saber sobre o período de inscrição, e divulgação do resultado, e querem as cópias dos contratos, e tudo mais, deixando claro que não sabiam da ação, feita no modo escondido, aos costumes, afinal a seleção secreta dos mais de 200 candidatos foi feita numa segunda-feira, e a divulgação dos contemplados teria ocorrido no dia seguinte, uma terça-feira, o que aumentou ainda mais as suspeitas.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Municipal com grande programação no fim de semana

Vinícius Claussen supera Jorge Mario em conquista de prêmios do Sebrae

Cláudio Castro destaca compromisso do Rio com a transição energética

Parc Magique com promoção nesta quinta-feira (13)

PADROEIRO DO MUNICÍPIO: Teresópolis celebra a Trezena de Santo Antônio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE