Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores vão abrir investigação sobre secretário de Saúde

O secretário municipal de Saúde Carlos Dias foi duramente criticado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 26, após assinar duas portarias que foram publicadas no Diário Oficial criando comissões para fiscalização dos contratos de gestão da UPA e dos PSF?s do município. O motivo foi a inclusão do vereador Leleco entre os membros dessas comissões sem qualquer critério e nem sequer ter informado ao próprio parlamentar ou aos seus colegas. A ação gerou acusação de prevaricação e até pedido de exoneração do secretário por não ter respeitado o poder legislativo no que foi considerada uma ação de má fé por ter tomado uma decisão à revelia dos parlamentares.

Marcus Wagner

O secretário municipal de Saúde Carlos Dias foi duramente criticado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 26, após assinar duas portarias que foram publicadas no Diário Oficial criando comissões para fiscalização dos contratos de gestão da UPA e dos PSF’s do município. O motivo foi a inclusão do vereador Leleco entre os membros dessas comissões sem qualquer critério e nem sequer ter informado ao próprio parlamentar ou aos seus colegas. A ação gerou acusação de prevaricação e até pedido de exoneração do secretário por não ter respeitado o poder legislativo no que foi considerada uma ação de má fé por ter tomado uma decisão à revelia dos parlamentares.
Ao tomar conhecimento das publicações, a vereadora Cláudia Lauand, presidente da comissão de Saúde da Câmara, trouxe a denúncia no final da sessão e questionou Leleco sobre que trabalho que ele iria realizar, no entanto ele afirmou que não estava sabendo de nada e pediu que ocorra uma investigação para saber por que seu nome foi usado sem que autorizasse ou soubesse dessa inclusão. 
O vereador Da Ponte afirmou que o ato de usar o nome do vereador sem consulta à Câmara é mais uma demonstração de que Carlos Dias não tem competência para ocupar o cargo e cobrou a exoneração do secretário além de instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).  Ao final da sessão, o vereador Jayme Vereadores sintetizou como classifica as atitudes verificadas nas portarias assinadas por Carlos Dias: “Isso é prevaricação”. 
Maurício Lopes foi quem informou Cláudia Lauand sobre as portarias e destacou que a cada dia há uma nova surpresa negativa nas publicações da prefeitura: “Eu abri o Diário Oficial e vi que o secretário de Saúde publicou portarias criando as comissões com o nome de um vereador que em plenário declarou que não tem nenhum conhecimento dessas comissões. O presidente da mesa diretora disse que não indicou ninguém e é mais uma denuncia grave que será apurada aqui na Câmara de Vereadores. A gente também alertou sobre o sumiço de uma publicação do Diário Oficial, a de número 160 foi substituída pela publicação de segunda-feira, mas a gente não sabe quando ela voltar, o que eles vão inserir lá. Eu já tenho cópia dessa publicação de sexta-feira, então eles terão problemas sérios se vier diferente do que tenho em mãos”. 

Requerimento sobre contratos da Saúde
O vereador Maurício Lopes também entrou com um pedido de informação sobre os contratos da prefeitura com os prestadores de serviço na Saúde. Entre as solicitações que constam no requerimento, o parlamentar quer saber as datas e os valores dos repasses feitos pelo governo federal aos hospitais e também pediu extrato da movimentação da conta do Fundo Municipal de Saúde. Ele já havia denunciado em sessões anteriores o atraso no pagamento de parcelas à Beneficência Portuguesa.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE