Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vila Rural: Restaurante Sinhá lança novo projeto turístico em Teresópolis

Resgatando a ruralidade do município, empreendimento promete encantar turistas e teresopolitanos

@ninabenedito

No último sábado, 26, o tradicional Restaurante Sinhá recebeu vários convidados do trade turístico e gastronômico para o lançamento do projeto “Vila Sinhá”, que tem como objetivo ser a referência da ruralidade de Teresópolis no centro da cidade. O objetivo do projeto é resgatar a identidade rural do município e atrair turistas e visitantes que desejem opções gastronômicas que remetam a memória afetiva, em um cenário temático rural de cozinha única e verdadeira. De acordo com a idealizadora do projeto, a empresária Ariane Oliveira, esse empreendimento deixará um legado da história de sua família para os teresopolitanos e turistas. “É a realização de um sonho, de um projeto que estava dentro da nossa cabeça, e agora a gente conseguiu colocar para fora. A gente tinha percebido que o turista fazia muito o ‘bate e volta’, e a gente precisava fazer algo para que esse turista ficasse mais um tempinho na cidade, e que tivesse uma coisa mais dentro da ruralidade, sem precisar andar tanto, e pensamos, poxa, a gente tem um espaço bacana, a gente já é muito tradicional no que faz, e porque não melhorar isso, trazer uma experiência de verdade” relata.

A Diário TV fez a cobertura do lançamento do projeto Vila Sinhá, na foto a apresentadora Nina Benedito e Ariane Oliveira dentro da lojinha do Sinhá

O Sinhá começou a ser tematizado há cerca de seis anos, ganhando cada vez mais elementos que remetem a “roça”. Mas, segundo Ariane, somente o espaço do restaurante não era o suficiente. “Conseguimos uma nova área de expansão e quando a gente entrou com a Mariana Moraes, essa arquiteta incrível, ela foi sonhando com a gente”, relata a empresária, que fala ainda da importância das suas referências familiares para o projeto. “A nossa referência mesmo, de toda a área rural, é a dos nossos avós, tanto paternos, quanto os maternos. A gente vivenciou experiências de interior, de roça, dentro da nossa família, nosso intuito é trazer realmente uma referência para a cidade, não só da gastronomia, mas também dessa ruralidade , que eu acho que Teresópolis tem e faz muito bem”.

O objetivo do projeto é resgatar a identidade rural do município e atrair turistas e visitantes que desejem opções gastronômicas que remetam a memória afetiva, em um cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

O lugar preferido da Vila
“O meu xodó é a casa do caseiro, porque é exatamente a casa da minha avó. A cidade é muito gostosa, mas aquele cantinho, aquela casinha temática, você pode ter certeza que é do olhinho brilhar, dá aquela cosquinha na barriga, dá aquela saudade também, já que infelizmente elas já não estão mais aqui , mas eu acho que é o meu lugar preferido”, destaca.

Conheça a programação da rádio do jornal O Diário de Teresópolis, ouça no site

Trade turístico e gastronômico
Entre os convidados, além de pessoas envolvidas com o turismo e a gastronomia da cidade, muitos empresários e o poder público. O Subsecretário de Turismo e também guia especializado em turismo de experiência, Henrique Silva, destacou a busca do turista por locais como esse. “Aqui no Sinhá você pode comer uma pamonha feita pela vovó e o turista ainda pode levar para casa, gostinhos diferentes, lembranças que os grandes centros urbanos não nos proporcionam mais. E um lugar como esse, aconchegante, com comida gostosa e um ambiente agradável, trazendo essa ruralidade para dentro da cidade, é bom para o teresopolitano, e é bom para o turista que nos visita”, enfatiza.
A guia de turismo e CEO da Ecoplay, Juliana Rocha, que é especialista em turismo rural, enfatizou a importância do resgate dessa identidade de Teresópolis. “A gente pesquisa e trabalha em prol do turismo rural há muitos anos, e esse projeto da Ariane vem complementar com aquilo que a gente vem fazendo, que é a identidade da cidade, a gente tem uma área agrícola muito grande, vários produtores da agricultura familiar, temos o título de Capital Estadual da Agricultura Familiar”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Hotelaria presente
Willian Braga, proprietário da Pousada Terê Parque, destacou que a Vila Sinhá será mais uma opção de acolhimento verdadeiro e uma nova possibilidade de conhecer e criar memórias afetivas para aquele que se hospedar em Teresópolis. “Eu acho que vai dar vontade ao turista, de ir até o interior e fazer um passeio rural”, disse. Ricardo Rodrigues, Presidente do Convention e Gerente do Hotel Le Canton, destacou a importância no investimento em cenários e infraestrutura para atrair o turista. “A cidade já é muito forte, muito conhecida na agricultura, no turismo na cidade, e é algo que vem a somar e agregar mais valor para o setor”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Polo Gastronômico
Vânia Baddini, Presidente do Polo Gastronômico, afirma que o sabor autêntico é chancela para criar uma marca, e desta forma faz o cliente voltar. “O projeto dos cinco sentidos, de chegar aqui e não querer ir embora , de ter aquela memória sensorial ,o paladar, o olfato, a visão, audição, pra você experimentar e sentir o paladar da comida mineira, daquela coisa da roça, que nós temos aqui e que está no centro , e vai ser um sucesso esse espaço, até para as escolas vai ser interessante”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Poder público
A secretária de Turismo do município, Beth Mazzi, também esteve presente e destacou a importância desse tipo de empreendimento. “A Vila é um atrativo turístico por si só, e me deu uma alegria enorme, porque a gente conhece o trabalho da Ariane, do grupo , é um trabalho seríssimo, eles entregam sempre tudo com carinho, com cuidado, e agora esse resgate , depois de uma experiência grande, eles estão trazendo o que eles tem mesmo de Teresópolis, do interior, do rural , e é isso que a gente precisa no turismo, contar as histórias.

Localização
O Restaurante Sinhá está localizado na Rua Carmela Dutra, 45, em Agriões. Funciona de terça a domingo com buffet de comida caipira das 11h30 às 15h30. Petiscos e comida de boteco de quinta a sábado, das 18h30 às 22h. O telefone é o (21) 2742-7192 e o Instagram @sinhasabordafazenda

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores denunciam possível foco do mosquito em casa abandonada

ÔNIBUS: Rodoviários de Teresópolis podem parar no próximo fim de semana

SindPMT vai debater contratação de 475 trabalhadores “por fora” para a Educação

Oncoginecologista do Hospital São José atenta para perigos do câncer feminino

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE