Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vila Rural: Restaurante Sinhá lança novo projeto turístico em Teresópolis

Resgatando a ruralidade do município, empreendimento promete encantar turistas e teresopolitanos

@ninabenedito

No último sábado, 26, o tradicional Restaurante Sinhá recebeu vários convidados do trade turístico e gastronômico para o lançamento do projeto “Vila Sinhá”, que tem como objetivo ser a referência da ruralidade de Teresópolis no centro da cidade. O objetivo do projeto é resgatar a identidade rural do município e atrair turistas e visitantes que desejem opções gastronômicas que remetam a memória afetiva, em um cenário temático rural de cozinha única e verdadeira. De acordo com a idealizadora do projeto, a empresária Ariane Oliveira, esse empreendimento deixará um legado da história de sua família para os teresopolitanos e turistas. “É a realização de um sonho, de um projeto que estava dentro da nossa cabeça, e agora a gente conseguiu colocar para fora. A gente tinha percebido que o turista fazia muito o ‘bate e volta’, e a gente precisava fazer algo para que esse turista ficasse mais um tempinho na cidade, e que tivesse uma coisa mais dentro da ruralidade, sem precisar andar tanto, e pensamos, poxa, a gente tem um espaço bacana, a gente já é muito tradicional no que faz, e porque não melhorar isso, trazer uma experiência de verdade” relata.

A Diário TV fez a cobertura do lançamento do projeto Vila Sinhá, na foto a apresentadora Nina Benedito e Ariane Oliveira dentro da lojinha do Sinhá

O Sinhá começou a ser tematizado há cerca de seis anos, ganhando cada vez mais elementos que remetem a “roça”. Mas, segundo Ariane, somente o espaço do restaurante não era o suficiente. “Conseguimos uma nova área de expansão e quando a gente entrou com a Mariana Moraes, essa arquiteta incrível, ela foi sonhando com a gente”, relata a empresária, que fala ainda da importância das suas referências familiares para o projeto. “A nossa referência mesmo, de toda a área rural, é a dos nossos avós, tanto paternos, quanto os maternos. A gente vivenciou experiências de interior, de roça, dentro da nossa família, nosso intuito é trazer realmente uma referência para a cidade, não só da gastronomia, mas também dessa ruralidade , que eu acho que Teresópolis tem e faz muito bem”.

O objetivo do projeto é resgatar a identidade rural do município e atrair turistas e visitantes que desejem opções gastronômicas que remetam a memória afetiva, em um cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

O lugar preferido da Vila
“O meu xodó é a casa do caseiro, porque é exatamente a casa da minha avó. A cidade é muito gostosa, mas aquele cantinho, aquela casinha temática, você pode ter certeza que é do olhinho brilhar, dá aquela cosquinha na barriga, dá aquela saudade também, já que infelizmente elas já não estão mais aqui , mas eu acho que é o meu lugar preferido”, destaca.

Conheça a programação da rádio do jornal O Diário de Teresópolis, ouça no site

Trade turístico e gastronômico
Entre os convidados, além de pessoas envolvidas com o turismo e a gastronomia da cidade, muitos empresários e o poder público. O Subsecretário de Turismo e também guia especializado em turismo de experiência, Henrique Silva, destacou a busca do turista por locais como esse. “Aqui no Sinhá você pode comer uma pamonha feita pela vovó e o turista ainda pode levar para casa, gostinhos diferentes, lembranças que os grandes centros urbanos não nos proporcionam mais. E um lugar como esse, aconchegante, com comida gostosa e um ambiente agradável, trazendo essa ruralidade para dentro da cidade, é bom para o teresopolitano, e é bom para o turista que nos visita”, enfatiza.
A guia de turismo e CEO da Ecoplay, Juliana Rocha, que é especialista em turismo rural, enfatizou a importância do resgate dessa identidade de Teresópolis. “A gente pesquisa e trabalha em prol do turismo rural há muitos anos, e esse projeto da Ariane vem complementar com aquilo que a gente vem fazendo, que é a identidade da cidade, a gente tem uma área agrícola muito grande, vários produtores da agricultura familiar, temos o título de Capital Estadual da Agricultura Familiar”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Hotelaria presente
Willian Braga, proprietário da Pousada Terê Parque, destacou que a Vila Sinhá será mais uma opção de acolhimento verdadeiro e uma nova possibilidade de conhecer e criar memórias afetivas para aquele que se hospedar em Teresópolis. “Eu acho que vai dar vontade ao turista, de ir até o interior e fazer um passeio rural”, disse. Ricardo Rodrigues, Presidente do Convention e Gerente do Hotel Le Canton, destacou a importância no investimento em cenários e infraestrutura para atrair o turista. “A cidade já é muito forte, muito conhecida na agricultura, no turismo na cidade, e é algo que vem a somar e agregar mais valor para o setor”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Polo Gastronômico
Vânia Baddini, Presidente do Polo Gastronômico, afirma que o sabor autêntico é chancela para criar uma marca, e desta forma faz o cliente voltar. “O projeto dos cinco sentidos, de chegar aqui e não querer ir embora , de ter aquela memória sensorial ,o paladar, o olfato, a visão, audição, pra você experimentar e sentir o paladar da comida mineira, daquela coisa da roça, que nós temos aqui e que está no centro , e vai ser um sucesso esse espaço, até para as escolas vai ser interessante”.

Projeto com cenário temático rural de cozinha única e verdadeira

Poder público
A secretária de Turismo do município, Beth Mazzi, também esteve presente e destacou a importância desse tipo de empreendimento. “A Vila é um atrativo turístico por si só, e me deu uma alegria enorme, porque a gente conhece o trabalho da Ariane, do grupo , é um trabalho seríssimo, eles entregam sempre tudo com carinho, com cuidado, e agora esse resgate , depois de uma experiência grande, eles estão trazendo o que eles tem mesmo de Teresópolis, do interior, do rural , e é isso que a gente precisa no turismo, contar as histórias.

Localização
O Restaurante Sinhá está localizado na Rua Carmela Dutra, 45, em Agriões. Funciona de terça a domingo com buffet de comida caipira das 11h30 às 15h30. Petiscos e comida de boteco de quinta a sábado, das 18h30 às 22h. O telefone é o (21) 2742-7192 e o Instagram @sinhasabordafazenda

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis caminha para ser um dos maiores produtores de vinho do Sudeste

Há 75 anos uma teresopolitana pisava no Dedo de Deus pela primeira vez

“Cantinho das Cerejeiras” faz sucesso em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Rio: Polícia prende 6 suspeitos de fraudar agências bancárias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE