Anderson Duarte
Quem disse que vinho só combina com frio? Para provar que a bebida também pode ter a cara do verão, o Festival Vinho nas Alturas estreia uma edição especial em Teresópolis, trazendo o melhor da produção nacional de espumantes, vinhos brancos e rosés, além de uma gastronomia requintada, criada especialmente para o evento pelos mais premiados restaurantes da cidade serrana. De 19 a 21 de janeiro o Vinho nas Alturas, edição verão, vai contar com a presença das vinícolas Pizzato, Casa Perini, Chandon e Casa Valduga. Já a gastronomia terá foco, principalmente, em pratos que irão harmonizar frutos do mar e a leveza dos vinhos. Restaurantes de Teresópolis como o È Vero, Don Phillipe, Lusitânia e Paradise Garage prometem surpreender os participantes do evento, que também terão à disposição o Mercado nas Alturas, onde produtores locais irão oferecer produtos artesanais como doces, queijos, sorvetes, pães, embutidos e até flores, que só a beleza do clima da montanha é capaz de produzir.
Nascido da ideia dos empresários Vinicius Oberg e Ronaldo Porto, o Vinho nas Alturas tem em Teresópolis condições extremamente favoráveis que vão além do clima agradável: “Teresópolis aparece no ranking das cidades mais seguras do Brasil, sendo a mais pacífica do estado, além disso, a proximidade com o Rio e a farta rede hoteleira tornam a região ideal para eventos desse gênero”. Segundo o produtor mais de dois mil pessoas estiveram na edição de inverno do Festival. “O sucesso do primeiro Vinho nas Alturas nos motivou a lançar uma edição especial no Verão. A região já é conhecida por cervejas de qualidade, e agora estamos mostrando também que o vinho pode ter um lugar de destaque na serra fluminense”, destaca Oberg, que recentemente trocou a cidade do Rio e mora em Teresópolis. Além da gastronomia e atrações de artistas locais, o visitante também terá palestras e workshops durante os três dias do evento.
O mercado brasileiro de vinho pulou de 22 milhões de consumidores em 2010 para 30 milhões em 2017, segundo estudo na consultoria Wine Intelligence, publicado no início deste ano. Já um estudo do instituto Wine Market Council aponta que, nos Estados Unidos, o consumo entre o público jovem só aumenta e os millenials já são responsáveis por quase 50% do consumo da bebida. “Entre as vinícolas, os restaurantes, a feira de produtores e o mercado de queijos, serão dezenas de marcas, centenas de produtos e milhares de histórias para compartilhar. Em cada gole, em cada mordida, em cada prova, o resultado do trabalho de gerações e gerações de trabalhadores que fazem parte do ecossistema encantador que envolve a cultura do vinho.”
O Vinho nas Alturas movimenta a economia local, e é uma oportunidade para empresas e produtores de Teresópolis mostrarem seu trabalho. O evento conta com apoio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro de Vinho, Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Prefeitura Municipal de Teresópolis através da Secretaria de Turismo, Associação Comercial e Industrial de Teresópolis (ACIAT), TurisRio – Setur, Alpha FM, Diário TV, New Group Telecom, Terê Life, Ultra Comunicação Visual, Remax, The Exp, Arabotânica e Cultura Inglesa. Entre os expositores estão as vinícolas Casa Valduga; Don Giovanni; Casa Perini; Pizzato e Aurora. Os restaurantes È Vero – Viva Itália; Don Phillipe; Paradise Garage e Lusitânia – Culinária Portuguesa.
O sucesso da primeira edição, Mercado nas Alturas, terá a participação das empresas: Doceria por Maria Torta; Queijaria por Queijaria Imperial; Gelateria por Doce Infância; Delicatessen por Armazém do Alto; Padaria por Mercatto Pastifício e a Floricultura por Arabotânica. O endereço do evento é a Rua José Telles Teixeira Neves, 514, na Granja Guarani, no anexo à Pousada Terê Parque. Os convidados nascidos ou residentes em Teresópolis que adquirirem o ingresso especial #PraCimaTerê deverão apresentar comprovação válida na entrada do festival, para ter acesso ao evento. Cada comprovante apresentado dá direito a dois ingressos promocionais. Promoção não cumulativa com meia-entrada e/ou outros eventuais descontos.
Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e estudantes, têm direito à meia-entrada, de acordo com legislação vigente e mediante a apresentação de documentos probatórios de validade legal. No valor dos ingressos estão incluídos uma taça personalizada para consumo dentro do evento e uma dose de espumante de cortesia, servida na entrada do festival. Todos os demais consumos dentro do evento serão cobrados a parte. O Festival Vinho Nas Alturas destinará, para cada ingresso vendido, R$1 (um real) para o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade. Os ingressos podem ser comprados online, pelo endereço http://www.ingresse.com/festival-vinho-nas-alturas-verao-2018, mas o pontos de venda são: Alta Magia, Galeria Teresópolis; Quality Shop, Shopping New Fashion; Mercatto Pastifício, no Viva Itália e no Armazém do Alto.
O objetivo dos criadores do evento, dois jovens empreendedores da economia criativa carioca, é levar para a Serra a qualidade dos eventos da capital sem perder o charme e o clima acolhedor de Teresópolis
Na primeira edição foram três dias de casa cheia no evento, que inaugurou um novo espaço e agradou em cheio aos visitantes. Nem a chuva fina e o clima feio afastou os turistas e moradores da cidade, que nesta edição vão experimentar novidades
O instituto Wine Market Council aponta que, nos Estados Unidos, o consumo entre o público jovem só aumenta e os millenials já são responsáveis por quase 50% do consumo da bebida
Restaurantes de Teresópolis como o È Vero, Don Phillipe, Lusitânia e Paradise Garage prometem surpreender os participantes do evento, que também terão à disposição o Mercado nas Alturas
A gastronomia do evento terá foco, principalmente, em pratos que irão harmonizar frutos do mar e a leveza dos vinhos