Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Raríssima, coruja preta é avistada em parque estadual

Ave foi fotografada durante o Programa Vem Passarinhar e está classificada como Vulnerável na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas

Uma coruja preta (Strix huhula) flagrada pelo biólogo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Samir Mansur, no dia 3 de maio, durante o Programa Vem Passarinhar realizado no Parque Estadual do Desengano, em São Fidélis, no Noroeste Fluminense. Embora tenha ocorrência no Brasil e em grande parte da América do Sul, essa espécie se destaca pela raridade. Flagrar essa ave não é tarefa fácil: isso porque ela ocorre em áreas bem preservadas, de florestas densas, e somente durante a noite. No Rio de Janeiro está classificada como vulnerável na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas.

Por ser uma ave estritamente noturna, e que vive no topo de copas altas, os observadores, frequentemente, usam a técnica do playback (reprodução gravada do canto da ave) para conseguir localizá-la visualmente. A coruja preta tem uma taxa reprodutiva baixa: coloca apenas um ou dois ovos a cada ciclo reprodutivo. Alimenta-se insetos, morcegos e pequenos roedores. Tem plumagem predominantemente preta, com tons de marrom no dorso. As listras brancas na barriga e na face, e o bico amarelo contrastam com o restante do corpo, o que lhe confere um certo “charme”.

Sobre o Programa Vem Passarinhar
O Programa Vem Passarinhar RJ tem como principal objetivo sensibilizar a população na proteção da biodiversidade fluminense a partir da contemplação da avifauna na natureza. Além disso, a iniciativa busca promover o trabalho feito pelas unidades de conservação e estimular uma vida mais saudável.

Compartilhe:

Teresópolis 19/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assistência Social realiza ação de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Raríssima, coruja preta é avistada em parque estadual

Maio Amarelo leva experiência interativa e ações educativas à Praça Olímpica

Criminosos usam carro para arrombar lojas durante furtos em Teresópolis

Casa da Memória recebe abertura da exposição “A diferença faz o povo” em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE