O Governo do Estado e a Cedae assinaram nesta quarta-feira (23), no Palácio Guanabara, Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Guapimirim. O acordo prevê o serviço de técnicos especializados da Cedae na normalização do abastecimento de água potável à população de Guapimirim, ações de melhoria da qualidade da água da região e, conta com a produção de um diagnóstico completo de todo o sistema de abastecimento do município. As ações deverão ser concluídas em seis meses.
– Com esse Termo de Cooperação Técnica que o Governo do Rio de Janeiro firma com a Prefeitura de Guapimirim e a Cedae, esperamos estar socorrendo a sociedade como ela merece. Nossos técnicos do Governo do Estado poderão acessar todo o sistema de captação e distribuição de água do município e, assim, fazer os ajustes necessários para que não mais falte água em Guapimirim – declarou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão.
A decisão pela assinatura do acordo ocorreu após a Prefeitura de Guapimirim ter decretado Situação de Emergência e necessitar de apoio para retomar o serviço de abastecimento de água à população. Diante da orientação do governador todas as ações necessárias para normalizar o serviço de fornecimento de água potável à população daquele município da Baixada Fluminense estão sendo realizadas. – Especialistas em saneamento vão oferecer todo o suporte técnico para que as atividades que envolvam o serviço de abastecimento, desde a captação até o fornecimento, estejam operando da melhor forma possível – destacou Hélio Cabral, presidente da Cedae.
Estiveram presentes o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão; o presidente da Cedae, Hélio Cabral, e o prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, o Zelito Triguelê.