As ruas de Teresópolis ficaram coloridas de rosa e azul na manhã deste domingo (4) para celebrar a prevenção contra o câncer. Durante a quinta edição da Caminhada contra o Câncer de Mama e de Próstata, promovida pelo HSJ – Hospital São José, homens e mulheres caminharam ao longo de quase três quilômetros reforçando a mensagem de que todos devem se cuidar para evitar a doença. “Sejam todos bem-vindos à nossa caminhada. Hoje estamos aqui para conscientizar sobre o câncer de mama e de próstata, que pode ser combatido se nos prevenirmos”, disse Cristina Heringer, Diretora Executiva do HSJ, na abertura do evento.
O percurso foi marcado por muita união e entusiasmo. A banda Sakulejo e o cantor Hugo Rocha animaram o público com músicas populares. No intervalo, dicas de prevenção e informações importantes sobre a doença foram disseminadas a todos. O tradicional trenzinho, que em todas as edições transporta pacientes e idosos, também fez parte do movimento com seus personagens.
Moradores do município e região e colaboradores e lideranças do hospital aderem anualmente à iniciativa, como Dilméia Claro da Cruz. “Gostei muito da Caminhada. Acho que é um incentivo para as pessoas se prevenirem contra a doença. Todo ano participo e eu e minha família temos orgulho em fazer parte da ação”, disse. “Agradeço a todos pelo empenho e participação em nosso movimento, que é tão importante para nós. Que Deus os abençoe”, comentou Irmã Laura Benincá ao final da Caminhada.
Outubro Rosa
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Durante a quinta edição da Caminhada contra o Câncer de Mama e de Próstata, promovida pelo Hospital São José, homens e mulheres caminharam ao longo de quase três quilômetros reforçando a mensagem de que todos devem se cuidar para evitar a doença