Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS

Texto segue agora para sanção presidencial

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira (3), fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). O texto segue para sanção presidencial.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19.

Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.

Teresópolis 21/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Casa de Cultura recebe mais show de apresentação do festival ‘Brasilidades’

Alistamento Militar de 2026 termina em 30 de junho

Defesa Civil elabora Plano Municipal de Redução de Risco

Progresso social: Teresópolis é quarto melhor município do estado

Seleção inicia reta final de preparação para a Copa na próxima quarta em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE